Encantarmo-nos connosco próprios não é só normal como desejável. Mas ter fantasias de grandeza e omnipotência revela que, no fundo, há em nós uma grande falta de amor.
Vale a pena termos objectivos de aumento da auto-estima, mas rejeitemos a emotividade e o populismo de eventos que se esgotam em si mesmos. Aproveitemos algum realismo lúcido dos crónicos da depressão, mas rejeitemos o seu cepticismo e falta de ambição. Se quisermos manter uma linguagem psicológica, diremos que a auto-estima é mais o resultado de uma trajectória do que de um momento exaltante, ainda que estes sejam reconfortantes.
A mais obstinada teimosia parece ser um atributo de auto-estima «no sítio» quando, no fundo, as pessoas só são convencidas ou teimosas quando confiam pouco no que valem para os outros.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.