Escrever é uma maneira de pensar que não se consegue pelo pensamento apenas. Todos os constrangimentos sintácticos e gramaticais da escrita, em vez de nos reprimirem, levam-nos a encontrar frases que não existiam antes de serem escritas, que não podiam existir de outra forma.
O sucesso é para os políticos. Os escritores vivem sempre na medida exacta do seu fracasso, que, romance após romance, se torna mais notório: cada vez é mais difícil, cada vez é mais pessoal. O sucesso completo significaria que era inútil escrever mais livros.
Quem tem um trabalho criativo, tanto o autor como o actor, tem de entrar na personagem e ficar ligeiramente de fora, o que implica uma certa dose de esquizofrenia.
A escrita é, nos dias bons, uma seta de longo alcance - ilumina (ou consola, ou desperta) almas desconhecidas. Mas quase sempre assusta e afasta os próximos, porque nasce de um poço de silêncio impartilhável.
O coração de um escritor só a ele pertence. E os livros que escreve não são mais do que projecções dos seus medos, das suas fantasias ou dos seus disparates. Mas um escritor nunca pode ser surdo do coração, como o são tantos outros homens.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.