Ãlvaro de Campos
(Heterónimo de Fernando Pessoa)

Portugal
n. 15 Out 1890


Publicidade

100 Citações

<< >>

Há cinco artes - a Literatura, a Engenharia, a Política, a Figuração (que inclui o drama, a dança, etc.) e a Decoração. (A Decoração vai desde a arte de arrumar bem as coisas em cima de uma mesa até à pintura e à escultura.
O sport é a revelação do corpo humano na sua imitação da alma na ambição de conquistar. O corpo conquista o que a alma deseja: isso é o amor; a alma conquista o que o corpo deseja, isso é o outro amor. Mas no sport o corpo conquista o que a alma conquista; vão juntos na dinâmica.
O que o mestre Caeiro me ensinou foi a ter clareza; equilíbrio, organismo no delírio e no desvairamento, e também me ensinou a não procurar ter filosofia nenhuma, mas com alma.
Publicidade
Só uma obediência passiva, sem revoltas nem sorrisos, tão escrava como a revolta, é o sistema espiritual adequado à exterioridade absoluta da nossa vida serva.
O homem que cai na vida chamada dissoluta, e nela se fixa mantém-se homem, cumpre o seu dever para consigo próprio que é o de se dar prazer sexual, visto que tem faculdades psíquicas e físicas que o exigem.
Deus escreve os tortos por linhas direitas.
Publicidade

Candeia que vai adiante alumia duas rezes.
Nem tudo que é ouro é luz.
Mais valem dois pássaros na mão do que um a voar.
Mais vale nunca do que tarde. O santo português, como diz o ditado, é S. Nunca. Façamos a festa do seu dia - 29 de Fevereiro em ano não bissexto.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Somos o que Fazemos

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE