Clarice Lispector

Brasil
10 Dez 1920 // 9 Dez 1977
Escritora

Publicidade

264 Citações

<< >>

Escrevi nove livros que fizeram muitas pessoas me amar de longe. Mas ser cronista tem um mistério que não entendo: é que os cronistas, pelo menos os do Rio, são muito amados. E escrever a espécie de crónica aos sábados tem me trazido mais amor ainda.

Jornal do Brasil (1968)
Habituar-se à felicidade seria um perigo. Ficaríamos mais egoístas, porque as pessoas felizes o são, menos sensíveis à dor humana, não sentiríamos a necessidade de procurar ajudar os que precisam – tudo por termos na graça a compensação e o resumo da vida.

Jornal do Brasil (1968)
Os humanos têm obstáculos que não dificultam a vida dos animais, como raciocínio, lógica, compreensão. Enquanto os animais têm a esplendidez daquilo que é directo e se dirige directo.

Jornal do Brasil (1968)
Publicidade
Sei que a mudez, se não diz nada, pelo menos não mente, enquanto as palavras dizem o que não quero dizer.

Jornal do Brasil (1968)
O personagem «leitor» é um personagem curioso, estranho. Ao mesmo tempo que inteiramente individual e com reacções próprias, é tão terrivelmente ligado ao escritor que na verdade ele, o leitor, é o escritor.

Jornal do Brasil (1968)
Essa tendência actual de elogiar as pessoas dizendo que são «muito humanas» está-me cansando. Em geral esse «humano» está querendo dizer «bonzinho», «afável», senão meloso.

Jornal do Brasil (1968)
Publicidade

Cristina disse-me: «O crime não compensa. A literatura compensa?» De jeito nenhum. Escrever é um dos modos de fracassar. Cristina se surpreendeu, perguntou-me então por que eu escrevia. E eu não soube responder.

Jornal do Brasil (1967)
Não gosto de dar entrevistas: as perguntas me constrangem, custo a responder, e, ainda por cima, sei que o entrevistador vai deformar fatalmente minhas palavras.

Jornal do Brasil (1967)
Eu disse a uma amiga: - A vida sempre superexigiu de mim. Ela disse: - Mas lembre-se de que você também superexige da vida. Sim.

Jornal do Brasil (1967)
Não entendo. Nossa televisão, com excepções, é pobre, além de superlotada de anúncios. Mas Chacrinha foi demais. Simplesmente não entendi o fenómeno. E fiquei triste, decepcionada: eu quereria um povo mais exigente.

Jornal do Brasil (1967)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Amor Microscópico

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE