Clarice Lispector

Brasil
10 Dez 1920 // 9 Dez 1977
Escritora

Publicidade

264 Citações

<< >>

Os nossos sentimentos e pensamentos são tão sobrenaturais como uma história passada depois da morte.

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres
É preciso não esquecer e respeitar a violência que temos. As pequenas violências salvam-nos das grandes.

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres
A verdade está em alguma parte: mas inútil pensar. Não a descobrirei e no entanto vivo dela.

Ãgua Viva
Publicidade
Fixo instantes súbitos que trazem em si a própria morte e outros nascem – fixo os instantes de metamorfose e é de terrível beleza a sua sequência e concomitância.

Ãgua Viva
Ser intelectual é usar sobretudo a inteligência, o que eu não faço: uso é a intuição, o instinto. Ser intelectual é também ter cultura, e eu sou tão má leitora que, agora já sem pudor, digo que não tenho mesmo cultura. Nem sequer li as obras importantes da humanidade.

Jornal do Brasil (1968)
Amanheci em cólera. Não, não, o mundo não me agrada. A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo. E o amor, em vez de dar, exige. E quem gosta de nós quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam.

Jornal do Brasil (1967)
Publicidade

Refugio-me na loucura porque não me resta o chamado meio-termo do estado de coisas comum. Quero ver coisas novas – e isso eu só conseguirei se não tiver mais medo da loucura.

Um Sopro de Vida
Ser é ser além do humano. Ser homem não dá certo, ser homem tem sido um constrangimento. O desconhecido nos aguarda, mas sinto que esse desconhecido é uma totalização e será a verdadeira humanização pela qual ansiamos.

A Paixão Segundo G.H.
Ser assombrada pelos meus fantasmas, pelo que é mítico e fantástico – a vida é sobrenatural. E eu caminho em corda bamba até o limite de meu sonho.

Ãgua Viva
Muitos homens preferem pagar, exactamente para não terem afecto nem sentimento, exactamente para humilharem e serem humilhados. A fuga ao amor é um facto. Paga-se para fugir. Até homem casado gosta, às vezes, de sustentar a casa para transformar a esposa em objecto pago.

Jornal do Brasil (1968)
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE