Eça de Queirós

Portugal
25 Nov 1845 // 16 Ago 1900
Escritor

Publicidade

125 Citações

<< >>

É algumas vezes necessário, para fazer compreender uma certa relação, que se encham os termos da proporção. Muitas vezes é impossível ser compreendido por todos sem a condição de exagerar, de deformar, de desproporcionar.

Distrito de Évora
Nada dá tanta ideia da constância de carácter, como a firmeza de caminhar. Uma alemã, uma inglesa, anda como pensa - direita e certa. As nossas raparigas, constantemente sentadas e aninhadas, quando têm de se pôr a pé e de marchar, gingam e rolam.

Uma Campanha Alegre
Vitor Hugo afirmava que só existiam duas coisas verdadeiramente grandes - o génio e a bondade: Michelet acrescentava que dessas duas grandezas só uma era verdadeiramente real - a bondade. Decerto estes dois homens, supremamente bons e geniais, entendiam por bondade - aquela virtude activa que, pela elevação e amplitude das suas manifestações, participa do heroísmo.

Outros Dispersos - «El-rei D. Luis»
Publicidade
Dos grandes génios vêm por vezes grandes males, e nunca vem senão bem de uma bondade honesta e grave.

Ecos de Paris
Um homem de letras, que não escreve as suas memórias, tem realmente direito a que os outros lhas não escrevam.

Notas Contemporâneas
Quando se quer mostrar a beleza de um cristal, movendo-o muito com os dedos - quase sempre se finda por lhe empanar a transparência e o brilho casto.

Notas Contemporâneas
Publicidade

Preciso conselhos, direcções, preciso «conhecer-me a mim mesmo» - para perseverar e desenvolver o bom, evitar o mau, ou modificá-lo e disfarçá-lo: Mas há lá coisa mais difícil? Que se conheça a si mesmo - o homem que não tira os olhos de si mesmo, é quase impossível: anquilosa-se a gente num certo feitio moral, de que não sai.

Correspondência
Eu não sou um moralista: sou um artista; o artista é um ser nefasto - que não é responsável pelas suas fantasias, nem pelas suas vinganças.

Correspondência
Um artista é pior que uma mulher - e um artista escandalizado na sua vaidade de colorista e estilista é capaz das maiores infâmias.

Correspondência
Na arte só têm importância os que criam almas, e não os que reproduzem costumes.

Prosas Bárbaras
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE