Eça de Queirós

Portugal
25 Nov 1845 // 16 Ago 1900
Escritor

Publicidade

125 Citações

<< >>

A arte oferece-nos a única possibilidade de realizar o mais legítimo desejo da vida - que é não ser apagada de todo pela morte.

Notas Contemporâneas
Estou tagarelando muito. Acontece-me isto sempre que estou consideravelmente estúpido.

Correspondência
Um livro de contos é um livro ligeiro de emoções curtas: deve portanto ser leve, portátil, fácil de se levar na algibeira para debaixo de uma árvore, e confortável para se ter à cabeceira da cama. Não pode ter o formato dum relatório, que, sendo destinado em definitivo a embrulhar objectos, deve ter de antemão o tamanho cómodo do papel de embrulho; nem pode ter o volume dum calhamaço de erudição histórica, impresso com o fim de ornamentar uma biblioteca.

Correspondência
Publicidade
A canção, expressão da melancolia, do amor, do entusiasmo, só morrerá se estes sentimentos morrerem; ela é, como o suspiro, como o grito, um dos movimentos naturais da alma.

Distrito de Évora
A gente nunca sabe se o que lhe sucede é, em definitivo, bom ou mau.

Os Maias
O homem põe tanto do seu carácter e da sua individualidade nas invenções da cozinha, como nas da arte.

Notas Contemporâneas
Publicidade

A cordialidade é a quarta virtude teologal, apesar de não vir mencionada na cartilha.

Correspondência
E agora definia a consciência... segundo ele, era o medo da polícia... isto da consciência é uma questão de educação. Adquire-se como as boas maneiras.

Os Maias
Toda a virtude que entre os homens se manifesta, logo que lhes arranca uma admiração, é mais cheia de perigos que um aroma muito sensual, ou um canto muito amoroso. A mais humilde esmola, a chaga de um mendigo que se lava, uma simples consolação, desde que se mencionem, são perigos terríveis para a alma, porque a persuadem da sua caridade e excelência. Pelo bem que semeamos nos outros, só colhemos dentro em nós orgulho – e cada obra da nossa caridade desmancha a obra da nossa humildade.

Últimas Páginas
Eu já decidi que - «forretice», para nós outros portugueses, é ainda a única virtude que podemos cultivar com proveito. O único meio de ser feliz é ser independente - e o único meio de ser independente é ser forreta.

Correspondência
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE