A morte está diante de nós, pouco mais ou menos como um quadro da batalha de alexandre na parede da sala de aula. O que interessa é obscurecer ou até borrar, com os nossos actos, ainda nesta vida, essa imagem.
O mal é uma irradiação da consciência humana em certas situações de transição. Não é propriamente o mundo sensorial que é aparência, mas o mal que carrega consigo e, seja como for, constitui o mundo dos sentidos para os nossos olhos.
Não somos pecadores somente por termos comido da árvore do conhecimento, mas também porque ainda não comemos da árvore da vida. O estado em que nos encontramos é pecaminoso independentemente da culpa.
O amor sensual ilude-nos sobre o amor celeste; sozinho, não o poderia fazer; mas pode, uma vez que tem dentro de si, inconscientemente, o elemento do amor sensual.
O sentimento: «Aqui eu não ancoro» - e imediatamente sente à sua volta as ondas da maré montante a arrastar. Uma reviravolta. À espreita, com medo, esperançosa, a resposta cerca a pergunta, examina desesperadamente o seu semblante inacessível, segue-a pelos caminhos mais sem sentido, ou seja: os que se empenham em chegar ao lugar o mais distante possível da resposta.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.