Franz Kafka

Austria
3 Jul 1883 // 3 Jun 1924
Escritor

Publicidade

181 Citações

<< >>

Como um trilho no Outono: mal foi varrido, cobre-se outra vez de folhas secas.

Os Aforismos de Zurau (15)
«A» está muito cheio de si, julga-se bem adiantado na bondade, uma vez que – evidentemente como um objecto cada vez mais sedutor – se sente exposto a um número sempre maior de seduções, que até então lhe eram totalmente desconhecidas. A explicação certa, porém, é que nele se instalou um grande demónio, e uma infinidade de outros, menores, que vão servindo o maior.

Os Aforismos de Zurau (10)
O momento decisivo da evolução humana é permanente. Por isso estão certos os movimentos revolucionários do espírito que declaram nulo tudo o que veio antes, pois nada ainda aconteceu.

Os Aforismos de Zurau (6)
Publicidade
Chama-se conversa se a outra pessoa está silenciosa e, para ajudar a parecer uma conversa, a outra tenta substituí-la e por isso imitá-la e por isso parodiá-la e assim parodiar-se a si próprio?

Diário (08 Mai 1922)
O trabalho chega ao seu termo tal como uma ferida ainda aberta se pode fechar.

Diário (08 Mai 1922)
A eterna juventude é impossível; mesmo que não houvesse outro obstáculo, a introspecção torná-la-ia impossível.

Diário (10 Abr 1922)
Publicidade

Viver na selva. Com ciúmes da felicidade e da eterna pujança da natureza cuja força activa, como a minha, é no entanto a necessidade, se bem que satisfazendo sempre as exigências que o adversário decreta. E tão facilmente, tão musicalmente.

Diário (09 Mar 1922)
O negativo, com toda a probabilidade muito fortalecido pela «luta», torna iminente uma decisão entre loucura e segurança.

Diário (02 Fev 1922)
Como são felizes os homens casados, velhos e novos, no escritório. Fora do meu alcance, embora se fosse ao meu alcance eu acharia isso intolerável, e no entanto é a única coisa que me faz sentir uma tendência para aplacar o meu desejo.

Diário (24 Jan 1922)
Sem antepassados, sem casamento, sem herdeiros, com um desejo feroz por antepassados, pelo casamento, por herdeiros. Todos eles estendem as mãos para mim: antepassados, casamento e herdeiros, mas demasiado longe de mim. Há um substituto miserável, artificial para tudo, para antepassados, casamento e herdeiros. Em espasmos concebemos estes substitutos e se não sucumbirmos aos espasmos sucumbiremos ao desconsolo do substituto.

Diário (21 Jan 1922)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Ter ou Ser

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE