Joel Neto

Portugal
n. 3 Mar 1974
Escritor / Cronista

Publicidade

107 Citações

<< >>

As pessoas zangam-se pouco, hoje em dia. Pouco e mal. Anda tudo cheio de "social skills" e de terapia comportamental e de sei lá mais o quê.

Os Sítios Sem Resposta
Há muito tempo que vinha tomando atenção a conversas daquela natureza: entre operários ao almoço, entre uma esteticista e uma cliente, entre dois gravatas que se cruzavam no quiosque, entre miúdas bebendo copos na rua. Ninguém se ouvia. E talvez a explicação até estivesse na escola, que ensinara a participação, mesmo a alarve, quando a inteligência, muito provavelmente, se encontrava no silêncio. Em todo o caso, não se podia entender este mundo sem considerar a solidão - e essa é que era a tragédia.

Os Sítios Sem Resposta
Afinal de contas, talvez eu próprio estivesse, naquela época, a representar esse papel de amante, esse papel de vício revivificador. Mais do que a representar um papel, aliás: a personificar de facto um milagre na vida de alguém, salvando-lhe o casamento, oferecendo-lhe a oportunidade de proteger-se dos filhos durante uma noite ocasional, dando-lhe pelo menos uma de dezoito irrebatíveis razões para fugir de casa, ainda que por instantes apenas.

Os Sítios Sem Resposta
Publicidade
Maravilhava-me, mais do que o belo em si, o que as pessoas tinham por belo. O seu belo. As suas coisas. As suas coisinhas. As que encaixavam com demasiada perfeição na decoração geral, tudo combinado, equilibrado, concluído - e mais ainda as que não encaixavam em nada, em que ela insistia apesar dos protestos do marido, em que ele fazia finca-pé apesar do desdém da mulher, de que nenhum dos dois gostava mas também não tinha coragem para deitar fora.

Os Sítios Sem Resposta
Os ignorantes gostam de ser snobes porque também eles respeitam mais os snobes. Vêem um ignorante igual a eles, mas exacerbando maneirismos, e de pronto pensam de si para si: «Este tipo, afinal, é selecto.» Os ignorantes aprendem depressa a palavra «selecto». É outra das suas ferramentas para serem selectos. Ou snobes.

Os Sítios Sem Resposta
Para uma certa categoria de pobres diabos, já se sabe, a arrogância revela-se muitas vezes uma ferramenta de enorme utilidade. Em Lisboa, pelo menos, é assim: uma pessoa pode ser modesta, ignorante e frágil, mas se puser um ar de superioridade ganha logo ascendente na relação com a pessoa em frente.

Os Sítios Sem Resposta
Publicidade

Onde quer que haja mais de dois homens, há também duas capelinhas, formadas e desfeitas ao sabor dos pactos de circunstâncias e das susceptibilidades acumuladas.

Os Sítios Sem Resposta
[Futebol] O penálti é coragem, mais até do que habilidade – e é nos penáltis que o futebol se aproxima em definitivo da vida.

Os Sítios Sem Resposta
[Futebol] Em nenhum outro caso o jogo termina com tal apoteose como nos penáltis. Em nenhuma outra circunstância o futebol se reduz tanto a um pormenor como nos penáltis. Em nenhum outro instante é tão simples identificar o herói e o vilão como nos penáltis.

Os Sítios Sem Resposta
Conheço vários solteiros que se dizem satisfeitos com a sua condição de solteiros, mas que de bom grado imediatamente se casariam. Não se casam por inércia, por cobardia, muitas vezes por falta de sorte - mas é por uma vida a dois que suspiram.

Banda Sonora para um Regresso a Casa
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE