José Luís Nunes Martins

Portugal
n. 14 Mar 1971
Filósofo
Publicidade

225 Citações

<< >>

A coragem é um movimento do espírito pelo qual um coração grande se dá a conhecer. Não é uma força bruta da vontade, é uma decisão da consciência. É a capacidade de ser livre apesar do medo.

Os infinitos do amor
Só quem confia se dá, dando tudo, porque a sua esperança é maior do que os seus medos. Só quem acredita constrói o amanhã como um tempo melhor. Fazendo do seu presente um presente na vida dos outros.

Os infinitos do amor

Dar

Quem apenas dá o que tem, dá sempre pouco. Cada um de nós é muito mais do que aquilo que possui. Assim, mais do que dar o que temos, devemos dar o que somos.

Os infinitos do amor
Publicidade
A felicidade depende de se ser simples. Envolve sofrimento, pela pureza que exige. Nunca se chega à felicidade pelo material, até porque passa por abdicar do que tem menos valor. Ser feliz é ser, não é ter.

Os infinitos do amor
É preciso cultivar a dureza interior, pois os vermes nascem sempre nas terras moles.

Os infinitos do amor
Há gente que pisa os outros apenas para assim lhes ser superior. Na verdade, faz-se ainda pior. Porque se já era baixa, agora mais se nota. A verdadeira nobreza de alguém não é vencer os mais fortes, mas sim erguer e cuidar dos mais fracos.

Os infinitos do amor
Publicidade

O desafio de uma vida feliz é o de sermos nós próprios, através de uma esperança profunda que se faz força paciente.

Os infinitos do amor
Quem se fecha em si mesmo por se julgar num plano diferente daquele onde estão os outros, condena-se a uma pobreza de espírito. Quem abandona os outros com medo das suas dores, afasta-se da felicidade.

Os infinitos do amor
O amor envolve alegrias puras e tristezas fundas, sorrisos sinceros e dores profundas. Amar não é ser feliz. Mas será muito mais importante amar do que ser feliz, porque só é feliz quem ama, seja neste momento ou na eternidade.

Os infinitos do amor
Quem ama nunca se funde nem confunde com o amado. Os egoísmos buscam modificar o outro para o fazer à sua imagem e semelhança. O amor aceita e promove o ser do outro, enquanto verdade livre e autónoma, com o seu significado, rumo e valor próprios.

Os infinitos do amor
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Dia Festivo

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE