Rafael Chirbes

Espanha
27 Jun 1949 // 15 Ago 2015
Escritor

37 Citações

<< >>

Hoje damos por adquirido que, para amar alguém, temos de nos acostumar à pessoa, conviver com ela quotidianamente, ter saudades dela quando se ausenta.

Na Margem
Os medos e os desejos não estão ao alcance dos bisturis.

Na Margem
Todos sabemos que o mundo se divide entre o eu e o resto. A grande fratura existencial. Toda a história da filosofia gira em torno desse tema, e é algo que damos por garantido assim que começamos a recolher as nossas primeiras perceções. Faz parte da imprescindível bagagem para a vida.

Na Margem
O que melhor suporta a passagem do tempo é a mentira. Abrigas-te nela e sustenta-la sem que se deteriore. Em contrapartida, a verdade é instável, corrompe-se, dilui-se, esquiva-se, foge. A mentira é como a água, incolor, inodora e insípida: o paladar não dá por ela, mas refesca-nos.

Na Margem
A relação entre o dinheiro e o transcendente é sempre infeliz.

Na Margem
A inveja é um mal terrível. Se uma cabeça se ergue acima das outras, toda a gente tenta decepá-la.

Na Margem
Só tenho aquilo que me falta. O que não fui capaz de alcançar, o que perdi, é tudo o que possuo, o que me pertence verdadeiramente, o vazio de que sou feito. Tenho aquilo de que careço.

Na Margem
O que é o sexo senão o desejo de abrigo, de recolhimento nesse reduto rosado e macio: meter-se dentro de outro através de um dos seus orifícios, o desejo de regressar a esse lugar, ao oco interior, escuro e quente, embalado no líquido amniótico, balouçando entre fleumas.

Na Margem
Só sentes a felicidade quando pensas que vai chegar, é um pressentimento, mas depois ela passa ao largo, escapa-se, desaparece.

Na Margem
Ninguém escapa àquilo que é. Todas as cores fazem parte da mesma nódoa.

Na Margem
<< >>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE