Umberto Eco

Itália
5 Jan 1932 // 19 Fev 2016
Escritor/Filósofo

Publicidade

82 Citações

<< >>

É impossível pensar o futuro se não nos lembrarmos do passado. Da mesma forma, é impossível saltar para a frente se não se der alguns passos para trás. Um dos problemas da atual civilização - da civilização da internet - é a perda do passado.

Expresso (2015)
O inimigo é sempre inventado, construído. Precisamos dele para definir a nossa identidade.

Expresso (2015)
Tenho uma mistura de otimismo e esperança. Sou um otimista voluntarioso.

Expresso (2015)
Publicidade
Desde a juventude que sou um apoiante da União Europeia. Acredito na unidade fundamental da cultura europeia, aquém das diferenças linguísticas. Percebemos que somos europeus quando estamos na América ou na China, vamos tomar um copo com os colegas e inconscientemente preferimos falar com o sueco do que com o norte-americano. Somos similares. Cultura não quer dizer economia, e só vamos sobreviver se desenvolvermos a ideia de uma unidade cultural.

Expresso (2015)
A credulidade é uma forma de evitar o desespero, a desilusão - de evitar o medo da morte.

Expresso (2015)
Basta surfar na internet para ver a quantidade de intrigas e de falsificações em que muita gente acredita. Sempre me escandalizou a credulidade das pessoas, que continuam a comprar produtos para fazer crescer o cabelo quando está cientificamente provado que isso é impossível.

Expresso (2015)
Publicidade

Há livros que só falam de sexo. Outros, como os meus, falam de conspirações. Quando um autor escreve muito sobre um tema é porque sente falta disso na vida, ou seja, os que escrevem muito sobre sexo, não o praticam. Os que escrevem sobre conspirações, não conspiram nem são paranoicos.

Expresso (2015)
Respirar é essencial. Ler o texto, lê-lo em voz alta, muitas vezes, para controlar o ritmo. O ritmo muda de livro para livro. Os meus romances anteriores, de 500 páginas, são como sinfonias de Mahler, enquanto este último, 'Número Zero', é como o jazz. Por vezes digo aos meus tradutores: 'Estás a explicar demasiado e a perder o ritmo.'.

Expresso (2015)
Homero não inventou nada. Toda a história da literatura é uma espécie de passagem de testemunho, como nos Jogos Olímpicos, quando a tocha passa de mão em mão.

Expresso (2015)
Adiei o momento de contar histórias porque tinha outras coisas para fazer. Só depois de ter feito tudo o que queria - o meu lugar na universidade, os ensaios publicados, dois filhos - perguntei-me: 'O que vou fazer agora?'. Vou contar histórias.

Expresso (2015)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Foco do Desejo

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE