A Vontade de Poder

por: Friedrich Wilhelm Nietzsche
Alemanha
15 Out 1844 // 25 Ago 1900
Filósofo

Publicidade

101 Citações

<< >>

Quem não estiver familiarizado com o sublime, sente o sublime como inquietante e falso.
Uma hierarquia do espírito implica que as naturezas trágicas não sejam colocadas no primeiro plano.
O prazer produz-se quando há sentimento de poder. A felicidade dá-se quando tomamos consciência plena do poder e da vitória.
Publicidade
O prazer é: a sensação do aumento de poder.
As qualidades que reconhecemos num homem, são suscitadas nele por nós, ao reconhecê-las; reconhecermos-lhe nós qualidades vis, é excitar estas até à explosão.

Mal

Como tem diminuído o mal! Outrora, suponha-se que todos os fenómenos naturais tinham a intenção de causar males.
Publicidade

Haja em vista que determinada virtude pode sair cara e que pode até nem ser a mais conveniente para o vulgo; ela pode não passar de uma nobre loucura, de uma bela excepção, de um surto temperamental.
Com a virtude, nunca se fundaria o reino da virtude! É que a virtude consiste na renúncia ao poder, à perda da vontade de dominar.
O heroísmo é o estado de espírito de um homem que caminha para um fim único, em face do qual nada mais é tido em consideração. O heroísmo é: a decidida vontade de perecer.
O estado genial do homem é aquele em que pode, simultaneamente, amar uma coisa e rir-se dela.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Paixão Total

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE