Publicidade

Anátema

por: Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco
Portugal
16 Mar 1825 // 1 Jun 1890
Escritor

Publicidade

16 Citações

<<

As últimas nódoas são sempre as primeiras.
O primeiro amor: é a harpa do coração ainda não estreada, é o amor infantil, cujos vagidos não têm pronuncia. É o amor e a religião, a religião e a poesia. Não venha algum, vanglorioso do seu cinismo, desmentir-me! O relapso, desmemoriado dos tempos em que creu e esperou, não se envergonhe do respeito religioso que lhe idealisara as suas primeiras paixões. Todo o homem é poeta!
Há certas mulheres que influem sobre certos homens como o sol da zona ardente. (...) Hoje, graças aos romances, são quase todas.
Publicidade
Que lindas não devem ser estas criações etéreas da vaporosa imaginação de uma virgem! Como será aquele ansiar indefinido que ela tem pela realidade de uns sonhos diáfanos, em que lhe sorriam lindos mancebos de cabelos louros, em palácios de missanga, e nuvens cambiantes de todos os reflexos da inocência!...
Os raciocínios do amor-proprio não gozam do crédito das melhores consequências.
Eu creio cegamente nos presentimentos. Não falo já daquela previdência dolorosa, de que o espirito se atribula, quando a consciência nos vaticina a próxima ou tardia expiação de um crime. Neste sentimento, por assim dizer, lógico e rigoroso, é o remorso que magoa, é o castigo que se anuncia por um pavor estranho. Quero falar daqueles tremores de dentro, que nos assaltam a alma, derramada nos folguedos de um baile, ou concentrada na meditação de um livro.
Publicidade

<<
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE