Intimidade

por: Osho
Ãndia
11 Dez 1931 // 19 Jan 1990
Líder Espiritual

Publicidade

38 Citações

<< >>

Demasiada proximidade é perigoso, pois o outro poderá convertê-lo numa coisa, poderá tentar possuí-lo.
Se fizer uma pessoa feliz, por que motivo ela o deixaria? Mas se a fizer infeliz, então por que motivo ela não o deixaria?
Diga apenas aquilo que quer dizer. Aja de acordo com a sua própria espontaneidade, nunca se preocupe com as consequências no aqui e no Além.
Publicidade
Nem mesmo os amigos têm um impacto semelhante ao dos inimigos. Se lutar constantemente contra alguém, será influenciado por ele, porque terá de usar as mesmas técnicas para lutar contra ele.
Não vou dizer que a sua vida deveria ser um livro aberto, não. Alguns capítulos abertos, tudo bem. E alguns capítulos completamente fechados, um mistério total.
É um ser único e individual, incomparável, que nunca foi antes, que nunca mais voltará a ser, só você o tem. Celebre-o!
Publicidade

Se não deixar cair todas as suas repressões e inibições – que são a herança da sua religião, da sua cultura, da sua sociedade, dos seus pais, da sua educação – nunca conseguirá estabelecer intimidade com ninguém. E terá de ser você a tomar a iniciativa.
Porque é que não consegue relaxar? Porque é que não consegue entrar numa de «quero-lá-saber»? Porque andou a reprimir demasiadas coisas. Tem medo de que, se relaxar, elas venham ao de cima.
Quais são as suas perturbações? Se for bem fundo, não achará nada a não ser o som dos seus passos.
O fenómeno mais estranho é que o amor pressupõe confiança, mas não é de fiar. Naquele momento é total, mas o momento seguinte fica em aberto. Poderá crescer dentro de si, mas poderá igualmente evaporar-se de si.
<< >>
 
Nas Livrarias

Intimidade

Osho

Publicidade

Inspirações

Um Estranho Ãmpar

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE