Na Margem

por: Rafael Chirbes
Espanha
27 Jun 1949 // 15 Ago 2015
Escritor

Publicidade

35 Citações

<<

A vitória é uma droga potente que faz esquecer tudo, cria sentimentos novos, mutila ou anestesia outros, incentiva o orgulho e a voracidade; enquanto vencedor, queres que a paz te devolva com juros o que investiste na guerra, sentes-te dono dela.
Os velhos são os que pior memória têm, mas os que menos esquecem.
És perseguido por tudo o que não alcanças. Não se trata do princípio e do fim da peça de teatro, do sobe-o-pano-cai-o-pano, mas da própria peça, do seu desenvolvimento, é que isso que importa.
Publicidade
Os homens aproveitam o que lhes convém, fazem-se desentendidos, mas nunca se esquecem de nada, acumulam todo esse material como lenha para te queimar.
É assim tão longínqua a felicidade? No tempo, refiro-me à sua distância no tempo; em termos de perspetiva, não está longe nem perto, a felicidade é algo por que se espera, que se procura, e quando começas a cansar-te de esperar, o dono do local onde marcaste encontro com ela tem pressa em fechar o estabelecimento (espere, espere, não me empurre, por favor, deixe-me acabar esse copo). À tua frente, a porta em direção à qual ele te empurra, e lá fora estende-se a noite que terás de enfrentar sozinho, a escuridão que assusta a criança, e não queres mergulhar nesse negrume.
<<
 
Publicidade

Inspirações

Um Homem Comum

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE