Perto do Coração Selvagem

por: Clarice Lispector
Brasil
10 Dez 1920 // 9 Dez 1977
Escritora

Publicidade

38 Citações

<< >>

Às vezes possui-se o mais alto e no fim da vida tem-se a impressão de que se está morrendo virgem. É que as coisas não são talvez mais altas e mais baixas. De qualidade diferente, entende?
Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la. De qualquer jeito suponho que você só aceitaria esse conselho. E acostume-se: o que você sentiu - sobre o que mais gosta no mundo – talvez tenha sido apenas à custa de não ter opinião precisa os grandes homens. Você terá que dar muita coisa para ter outras.
Quem se recusa o prazer, quem se faz de monge, em qualquer sentido, é porque tem uma capacidade enorme para o prazer, uma capacidade perigosa – daí um temor maior ainda. Só quem guarda as armas à chave é quem receia atirar sobre todos.
Publicidade
Toda ânsia é busca de prazer. Todo remorso, piedade, bondade, é o seu temor. Todo o desespero e as buscas de outros caminhos são a insatisfação.
Afinal nessa busca de prazer está resumida a vida animal. A vida humana é mais complexa: resume-se na busca do prazer, no seu temor, e sobretudo na insatisfação dos intervalos.
Não é valer mais para os outros, em relação ao humano ideal. É valer mais dentro de si mesmo.
Publicidade

Não é saudade, porque eu tenho agora a minha infância mais do que enquanto ela decorria...
Oh, havia muitos motivos de alegria, alegria sem riso, séria, profunda, fresca. Quando descobria coisas a respeito de si mesma exactamente no momento em que falava o pensamento correndo paralelo à palavra.
A visão consistia em surpreender o símbolo das coisas nas próprias coisas.
Para se ter uma visão, a coisa não precisava ser triste ou alegre ou se manifestar. Bastava existir, de preferência parada e silenciosa, para nela se sentir a marca.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Viver Plenamente

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE