àquilo - Frases e Citaes

515 Citaes

<< >>

Antunes , António Lobo

Solidão

Realmente, toda a nossa vida é uma luta e uma fuga constante à depressão e ao receio da morte, não é? E ao mecanismo que nós arranjamos para nos defendermos disso. Se a gente esgravata um bocadinho em nós próprios ou nos outros, é aquilo que acaba por encontrar, o enorme receio da solidão, do abandono (que é aquilo que as pessoas suportam pior) e da morte.

Diário Popular (1979)

Antunes , António Lobo

Escrita

Nós, como escritores, somos muito egoístas; há uma faceta muito egoísta em nós. Era aquilo a que o Camus chamava «o egoísmo do escritor».

Jornal de Letras, Artes e Ideias (1985)

Antunes , António Lobo

Escrita

O Jorge Amado dizia-me, há tempos, que conhecia muitos editores ricos, mas escritores não. Gastamos muito em impostos e pagamos tudo aquilo que o agente investe em nós.

Jornal de Letras, Artes e Ideias (1990)
Publicidade

Antunes , António Lobo

Criatividade

Eu penso que aquilo que faz com que nós continuemos vivos e capazes de criar é isso mesmo, uma inquietação constante. Sem ela não pode haver criação, quem não põe, sempre, tudo em causa, arrisca-se a ter uma vida interior de três assoalhadas.

O Jornal (1992)

Antunes , António Lobo

Humanidade

Todos nós, homens e mulheres, não somos, de facto, tão diferentes, senão aquilo que escrevemos ou pintamos não teria nenhum impacto nos outros.

O Jornal (1992)

Campos , Álvaro de

Obra de Arte

É obra de arte tudo aquilo que produz uma emoção de prazer independentemente de satisfação, utilidade ou verdade.
Publicidade

Campos , Álvaro de

Poeta

Não há poetas do amor, nem da pátria, nem de outra coisa de ordem social. A poesia é individual. A poesia não é para exprimir as emoções sociais. As emoções sociais exprimem-se pela acção, cada emoção social pela acção relativa a ela. A poesia existe para exprimir aquilo que as acções e os gestos não podem exprimir.

Campos , Álvaro de

Sensibilidade

Nenhuma época transmite a outra a sua sensibilidade; transmite-lhe apenas a inteligência que teve dessa sensibilidade. Pela emoção somos nós; pela inteligência somos alheios. A inteligência dispersa-nos; por isso é através do que nos dispersa que nos sobrevivemos. Cada época entrega às seguintes apenas aquilo que não foi.

Pessoa , Fernando

Vida

A vida faz de nós sempre aquilo que nós não queremos.

Pessoa , Fernando

Crença

Nunca dei crença àquilo em que acreditei.

Livro do Desassossego
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

A Grande Sabedoria

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE