Cada - Frases e Citações

627 Citações

<< >>

Cardoso , Miguel Esteves

Portugal

Não há nada sobre o qual não saibamos um bocadinho. É por isso que somos bons conversadores. Cada um de nós tem gosto em meter a nossa colherada. Em matéria nenhuma dispensamos o voto.

Os Meus Problemas

Cardoso , Miguel Esteves

Mulher

Para cada mulher, a população feminina é um exército de rivais. Os homens são mais cobardes – não aguentam mais do que quatro ou cinco rivais. As mulheres podem com a terra toda.

Os Meus Problemas

Saramago , José

Deus

Cada homem que morre é uma morte de Deus. E quando o último homem morrer, Deus não ressuscitará.

Cadernos de Lanzarote (1994)
Publicidade

Saramago , José

Jornalismo

O meu comportamento é absurdo: não sei defender-me, entrego-me a cada entrevista como se tivesse a vida em jogo. Às vezes parece-me surpreender na cara dos jornalistas uma expressão de assombro. Imagino que estarão a pensar: «Por que tomará ele isto tão a peito?».

Cadernos de Lanzarote (1994)

Saramago , José

Velhice

Sentir como uma perda irreparável o acabar de cada dia. Provavelmente, é isto a velhice.

Cadernos de Lanzarote (1994)

Saramago , José

Liberdade

Cada poeta entende a liberdade de maneira diferente, suponho eu. Tal como o homem vulgar, desses que não são poetas. Mas não creio que a liberdade do poeta (por muito alto que a ponham) seja mais dura de conquistar que a do homem comum. E ainda por cima este tem muito menos compensações.

Cadernos de Lanzarote (1995)
Publicidade

Cardoso , Miguel Esteves

Mudança

Desenvolver, arrancar, iniciar, evoluir, renovar: são as palavras do nosso tempo. Azar económico? Muda-se de governo. Zanga de amor? Muda-se de namorada. Mas as coisas velhas não se curam com coisas novas. Sobretudo quando não se lhes dá o tempo para envelhecer. É como se quiséssemos mudar de corpo cada vez que adoecêssemos.

As Minhas Aventuras na República Portuguesa

Torga , Miguel

Artista

Uma arte para todos, ou uma arte para cada homem? Quem é o artista verdadeiro capaz de arcar com a responsabilidade de ficar à altura de todos?

Diário (1948)

Torga , Miguel

Poeta

A desgraça dos verdadeiros poetas de Portugal, é que cada livro seu tem de ser desenterrado de uma avalanche diária de pseudo-poesia.

Diário (1948)

Torga , Miguel

Sinceridade

Arte sincera, política sincera, amor sincero... E o que isto é, explicado por um dicionário! O sábio que disse que os músculos da laringe é que pensavam, disse bem. São eles, na verdade, que pensam e articulam as palavras. O pior é o que permanece inexprimível na alma de cada um.

Diário (1948)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Amor é a Nossa Alma

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE