Era - Frases e Citações

200 Citações

<< >>

Queirós , Eça

Bondade

Vitor Hugo afirmava que só existiam duas coisas verdadeiramente grandes - o génio e a bondade: Michelet acrescentava que dessas duas grandezas só uma era verdadeiramente real - a bondade. Decerto estes dois homens, supremamente bons e geniais, entendiam por bondade - aquela virtude activa que, pela elevação e amplitude das suas manifestações, participa do heroísmo.

Outros Dispersos - «El-rei D. Luis»
E agora definia a consciência... segundo ele, era o medo da polícia... isto da consciência é uma questão de educação. Adquire-se como as boas maneiras.

Os Maias

Queirós , Eça

Conto

Contar histórias é uma das mais belas ocupações humanas: e a Grécia assim o compreendeu, divinizando Homero que não era mais que um sublime contador de contos da carochinha. Todas as outras ocupações humanas tendem mais ou menos a explorar o homem; só essa de contar histórias se dedica amoravelmente a entretê-lo, o que tantas vezes equivale a consolá-lo. Infelizmente, quase sempre, os contistas estragam os seus contos por os encherem de literatura, de tanta literatura que nos sufoca a vida!

Correspondência
Publicidade

Queirós , Eça

Data

As datas, e só elas, dão verdadeira consistência à vida e à sorte. Um bem que nos veio no dia 17 de Agosto, que era uma quarta-feira, fica alumiando a nossa alma com uma claridade muito diferente do bem que nos sucedesse, incertamente, no tempo, sem dia e sem data.

Notas Contemporâneas

Torga , Miguel

Homem

Porque não tentava eu dar forma capaz a tudo quanto dizia, que era realmente belo? Porque não. Porque um homem não se escreve.

Diário (1938)

Saramago , José

Fatalidade

Talvez eu tenha um sentido fatalista da vida. Mesmo quando era novo, eu dizia a mim próprio que aquilo que fosse para mim viria parar-me às mãos. Não tenho de ir à procura, é só estar atento. Se há alguma sabedoria na minha vida, é saber esperar.

The Independent (1993)
Publicidade

Saramago , José

Loucura

Antigamente eu defendia uma tese, a que regresso de vez em quando, que defende que o homem quando descobriu que era inteligente não aguentou o choque e enlouqueceu.

Uma Longa Viagem com José Saramago (2009)

Saramago , José

Escrita

Os meus escritores de referência são Montaigne, Cervantes, o padre António Vieira, Gogol e Kafka. O padre António Vieira era um jesuíta do século XVII. Nunca se escreveu na língua portuguesa com tanta beleza como ele o fez.

ABC (1998)

Freud , Sigmund

Vício

Acabei por convencer-me de que a masturbação era o único grande hábito, a «necessidade primitiva», e que as outras necessidades, como as do álcool, da morfina, do tabaco, não passam de seus substitutos, produtos de substituição.

Correspondência (1897)

Cardoso , Miguel Esteves

Mulher

A minha mãe ensinou-me que, para uma mulher, os homens são um pouco simplórios e que, para mantê-los interessados, basta fazer como uma torneira, de onde ora sai a água quente ou água fria. Oscila-se entre as duas temperaturas do modo mais aleatório possível, para que eles jamais possam prever como vai correr o feitio das mulheres. O segredo das mulheres nunca contou. Era leal à causa.

Jornal Público, 10 Set 2011
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Não há Normas

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE