Está - Frases e Citaes

1174 Citaes

<< >>

Lispector , Clarice

Verdade

A verdade está em alguma parte: mas inútil pensar. Não a descobrirei e no entanto vivo dela.

Água Viva

Kafka , Franz

Bondade

«A» está muito cheio de si, julga-se bem adiantado na bondade, uma vez que – evidentemente como um objecto cada vez mais sedutor – se sente exposto a um número sempre maior de seduções, que até então lhe eram totalmente desconhecidas. A explicação certa, porém, é que nele se instalou um grande demónio, e uma infinidade de outros, menores, que vão servindo o maior.

Os Aforismos de Zurau (10)

Kafka , Franz

Linguagem

Só alusivamente é que a linguagem pode ser usada para tudo o que está fora do mundo dos sentidos, mas nunca comparativamente, nem mesmo de forma aproximada, uma vez que ela só trata, correspondendo ao mundo sensorial, da propriedade e das suas relações.

Os Aforismos de Zurau (57)
Publicidade

Kafka , Franz

Amor

Quem, dentro do mundo, ama o próximo, não está mais nem menos certo do que quem, dentro do mundo, se ama a si mesmo. Resta só a pergunta sobre se o primeiro deles é possível.

Os Aforismos de Zurau (61)

Kafka , Franz

Morte

A morte está diante de nós, pouco mais ou menos como um quadro da batalha de alexandre na parede da sala de aula. O que interessa é obscurecer ou até borrar, com os nossos actos, ainda nesta vida, essa imagem.

Os Aforismos de Zurau (88-89)

Kafka , Franz

Mal

O mal às vezes está na mão como um instrumento conhecido ou desconhecido; se alguém tem vontade de fazer isso, ele pode ser posto de lado sem oposição.

Os Aforismos de Zurau (95)
Publicidade

Kafka , Franz

Diabo

Pode haver um conhecimento do que é diabólico, mas nenhuma fé nele, pois, mais diabólico do que está aí presente, não existe.

Os Aforismos de Zurau (100)

Kafka , Franz

Mundo

A imagem do descontentamento que uma rua exprime, na qual toda a gente está a levantar um pé, numa tentativa para se escapar do lugar em que se encontra.

Diário (21 Ago 1912)

Kafka , Franz

Amor físico

O coito como castigo pela felicidade de estar junto. Viver tão asceticamente quanto possível, mais asceticamente do que um celibatário, esta é a única maneira possível que encontro para aguentar o casamento. Mas ela?

Diário (14 Ago 1913)

Kafka , Franz

Confiança

Donde esta confiança súbita? Se ao menos ela ficasse! Se eu pudesse entrar e sair em cada porta assim, uma pessoa razoavelmente erecta. Só que não sei se quero.

Diário (06 Nov 1913)
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE