Este - Frases e Citações

197 Citações

<< >>

Cardoso , Miguel Esteves

Escrita

Começa-se como se começa. Uma história é uma coisa que acontece quando se escreve. As pessoas aparecem. Existem as estações do ano, as cidades, os comboios, os lugares onde se passam as coisas que nunca se passaram. Ouvem-se as palavras que se dizem. Este coração é meu e mais nada. Escrever é a maior aventura que se pode ter. Um romance é outra vida. Comece hoje a escrever um. De nada interessa que seja mau ou que não haja ninguém para o ler. Um romance é outra vida.

As Minhas Aventuras na República Portuguesa

Torga , Miguel

Escrita

A vida à beira-mar, para um escritor, tem a desvantagem de o fazer esquecer o mundo. É tão absorvente e tão embalador este ritmo contínuo das ondas, que se perde a memória do resto.

Diário (1948)

Kafka , Franz

Mundo

É ridículo colocares arreios em ti mesmo para este mundo.

Os Aforismos de Zurau (44)
Publicidade

Kafka , Franz

Solidão

Hoje à tarde a dor causada pela minha solidão penetrou-me tão profunda e intensamente que eu tive consciência de que a força que obtenho ao escrever estas coisas se gasta assim, força que não compensava destinar a este fim.

Diário (01 Nov 1911)

Kafka , Franz

Hábito

É certo que o domingo nunca me pode oferecer mais do que um dia de semana porque a sua organização especial lança em confusão todos os meus hábitos e eu preciso de mais tempo para me semiajustar a este dia especial.

Diário (13 Dez 1911)

Kafka , Franz

Futuro

É possível que a razão e o desejo descubram primeiro aos meus olhos o perfil nú do futuro, e que eu de facto me mova passo a passo para este mesmo futuro apenas debaixo dos seus empurrões e dos seus golpes inexoráveis?

Diário (16 Out 1916)
Publicidade

Kafka , Franz

Os Outros

Este dever inevitável de me observar a mim mesmo: se outra pessoa me estiver a observar, é natural que eu também tenha de me observar; se ninguém o faz, observo-me ainda mais de perto.

Diário (07 Nov 1921)

Kafka , Franz

Escrita

Sempre com mais medo ao escrever. É incompreensível. Cada palavra torcida nas mãos dos espíritos – este torcer de mãos é o seu gesto característico – torna-se numa lança que se volta contra o orador. Muito especialmente uma observação como esta. E assim «ad infinitum». A única consolação seria: acontece quer gostes quer não. E o que gostas não serve de nada. Mais do que consolação: também tu tens armas.

Diário (12 Jun 1923) - último registo no diário

Martins , José Luís Nunes

Alegria

A verdadeira alegria é um pedaço de vida pura, uma migalha de felicidade que subjaz a este mundo, uma forma simples de amar a vida.

Filosofias, 79 Reflexões

Lessing , Doris

Mulher

Uma mulher, que não tenha um homem, sempre que se encontra com um homem, qualquer homem, de qualquer idade, não consegue deixar de pensar, nem que seja por meio segundo, «Talvez seja ESTE o homem».
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE