Hã - Frases e Citações

1534 Citações

<< >>

Cardoso , Miguel Esteves

Alegria

A alegria nunca é constante, nunca é segura. Desprende-se do dia a dia. Não nos deixa neste mundo. A alegria é um estado à parte, que ninguém consegue tornar real. É como um filme em que se está. Mesmo para lembrar a alegria é difícil. Há qualquer coisa na alegria que não cola.

As Minhas Aventuras na República Portuguesa

Torga , Miguel

Cultura

A rádio foi para a música o que o jornalismo foi para a literatura. Da mesma maneira que não há Cervantes que resista entre duas colunas de uma gazeta, não há Beethoven que se aguente entre dois fados da Mouraria.

Diário (1948)

Torga , Miguel

Existência

O existencialismo é o faro de uma humanidade que pressente desgraça. É uma reacção instintiva e alógica, mas precavida contra a perspectiva do anonimato que a espera. Não há salvação fora do homem, diz Sartre. E o homem, que sente debaixo dos pés o abismo da sua destruição como indivíduo, agarra-se à própria raiz.

Diário (1949)
Publicidade

Torga , Miguel

Portugal

Não há pensamento onde não há liberdade. Os nossos oito séculos de opressão e de intolerância deram isto: um povo cujos intelectuais raciocinam sempre a fazer figas.

Diário (1949)

Lispector , Clarice

Lógica

Não há lógica, se se for pensar um pouco, na ilogicidade perfeitamente equilibrada da natureza. Da natureza humana também.

Jornal do Brasil (1969)

Lispector , Clarice

Amor

Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Há o amor. Que tem que ser vivido até à última gota. Sem nenhum medo. Não mata.

Jornal do Brasil (1971)
Publicidade

Lispector , Clarice

Timidez

Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço. Desculpem eu ser eu. «Quero ficar só!» grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas.

Jornal do Brasil (1972)

Kafka , Franz

Esperança

As gralhas afirmam que basta uma para destruir o céu. Não há dúvida quanto a isso, mas não prova nada contra o céu, pois os céus significam justamente: impossibilidade de gralhas.

Os Aforismos de Zurau (32)

Kafka , Franz

Caminhos

O caminho é infinito, não há nada a subtrair ou acrescentar e, no entanto, todos insistem na própria medida infantil. «Certamente que precisas de percorrer mais esse côvado de caminho, isso não te será negado».

Os Aforismos de Zurau (39a)

Kafka , Franz

Hipocrisia

Foi-lhes apresentada a opção de se tornarem reis ou mensageiros dos reis. À maneira das crianças, todos quiseram ser mensageiros. É por isso que existe um bando de mensageiros que correm pelo mundo e, uma vez que não há mais reis, bradam uns para os outros mensagens que perderam o sentido. Gostariam de pôr um fim à sua vida miserável, mas não ousam fazê-lo por causa do juramento de ofício.

Os Aforismos de Zurau (47)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Bom Uso do que Temos

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE