Isso - Frases e Citações

550 Citações

<< >>

Nietzsche , Friedrich

Pensar

É um pensador: isso significa que se empenha em tomar as coisas com maior simplicidade do que aquela que elas têm.

A Gaia Ciência

Nietzsche , Friedrich

Fidelidade

Teimosia e fidelidade: ele defende ainda por teimosia uma causa cuja fraqueza vê, mas chama a isso «fidelidade».

A Gaia Ciência

Nietzsche , Friedrich

Alegria

Um único homem sem alegria basta para criar numa casa inteira um mau humor contínuo e para a envolver numa nuvem escura: e é um milagre se este homem não está presente! É preciso muito para que a felicidade seja doença tão contagiosa. De onde é que isso vem?

A Gaia Ciência
Publicidade
Raras vezes se incorre numa só precipitação. Na primeira vai-se sempre longe de mais. Precisamente por isso se costuma incorrer logo numa segunda - e desta vez fica-se demasiado perto....

Crepúsculo dos Ãdolos

Silva , Agostinho

Vontade

Que o querer tenha sua origem e seu apoio em coração aberto à nobreza, à beleza e à justiça; de outro modo é apenas gume fino e duro de faca; por isso mesmo frágil, na sua aparente penetração e resistência. Vontade inteligente, e não manhosa, altruísta, e não virada ao sujeito, pedagógica, e não sedenta de domínio; a esta pertencem os séculos por vir: é a voz a que surgem; a outra estabelece os muros que ainda tentam defender o passado.

Considerações

Silva , Agostinho

Amor

Ame sem poder e verá o que lhe acontece; verá como a vida se vinga; o melhor que lhe poderá suceder é casar. Mas isso é um mal elementar.

Sete Cartas a um Jovem Filósofo
Publicidade

Silva , Agostinho

Busca

O que se quer existe - só que está coberto: Por isso se chama à busca feita pelos Portugueses Descobrimentos.

Espólio

Silva , Agostinho

Progresso

Perante o que já avançaram ciência e técnica e, em cada um, o ideal de humanidade, são o capitalismo e o socialismo duas formas idênticas e por isso concorrentes de estupidez.

Espólio

Silva , Agostinho

Vida

Eu procuro o mais possível ser como o gato, um gato bem manso de maneira que a vida venha, me pegue pelo cachaço e me leve onde isso for conveniente para a vida.

Entrevista

Silva , Agostinho

Verdade

Deve-se estar atento às ideias novas que vêm dos outros. Nunca julgar que aquilo em que se acredita é efectivamente a verdade. Fujo da verdade como tudo, porque acho que quem tem a verdade num bolso tem sempre uma inquisição do outro lado pronta para atacar alguém; então livro-me de toda a espécie de poder - isso sobretudo.

Entrevista
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Amor Bobo

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE