Minha - Frases e Citações

372 Citações

<< >>

Andrade , Eugénio

Silêncio

O silêncio é a minha maior tentação. As palavras, esse vício ocidental, estão gastas, envelhecidas, envilecidas. Fatigam, exasperam. E mentem, separam, ferem. Também apaziguam, é certo, mas é tão raro! Por cada palavra que chega até nós, ainda quente das entranhas do ser, quanta baba nos escorre em cima a fingir de música suprema! A plenitude do silêncio só os orientais a conhecem.

Rosto Precário

Andrade , Eugénio

Solidão

A solidão não é forçosamente negativa, pelo contrário, até me parece um privilégio. Talvez a minha solidão seja excessiva, mas eu detestei sempre as coisas mundanas. Estar com as pessoas apenas para gastar as horas é-me insuportável.

Rosto Precário

Brito , Casimiro

Mundo

Transformar o mundo não posso mas talvez possa transformar o mundo à minha volta.

Arte da Respiração
Publicidade

Descartes , René

Injúria

Quando recebo uma injúria, preciso erguer a minha alma tão alto, que a ofensa não chegue até mim.

Bessa-Luís , Agustina

Escrita

Ao longo da minha experiência foi-me dado observar o comportamento das pessoas, e com isso fiz romances. Eles ficam, no entanto, muito aquém do que aconteceu, porque há uma coisa que se chama a timidez da alma, e o que nos é revelado pode ser-nos proibido também.

Hugo , Victor

Justiça

Apenas tenho uma pedra na minha funda; mas esta pedra é boa: esta pedra é a justiça.
Publicidade

Nietzsche , Friedrich

Existência

Tudo aquilo que é da minha espécie, na natureza e na história, fala-me, louva-me, encoraja-me, consola-me: o resto não o entendo, ou esqueço-o imediatamente. Nunca estamos senão em nossa própria companhia.

A Gaia Ciência

Silva , Agostinho

Políticos

O problema dos políticos é o de mudarem o governo: o meu é o de mudar o Estado. Contam eles com o voto ou a revolução. Conto eu com o curso da História e a minha vocação e o meu esforço de estar para além dela.

Espólio

Queirós , Eça

Biografia

Dados para a minha biografia - não lhos sei dar. Eu não tenho história, sou como a República do Vale de Andorra.

Correspondência

Espanca , Florbela

Humildade

Tenho que aprender o que ainda não sei: a ser humilde e modesta. Perdoe sempre o meu ridículo orgulho de pobre soberba; mas o orgulho tem sido a minha suprema defesa, tem sido o meu amparo e a minha força. Devo-lhe tantos e tão bons serviços!

Correspondência (1930)
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE