Minha - Frases e Citações

372 Citações

<< >>

Pessoa , Fernando

Espírito

Vejo em, tudo, de facto, não o abstracto mas o não-concreto: é esta a natureza da minha abstracção de espírito — não o infinito mas o não-finito. Desta maneira eu, que me dedicava sempre à pura abstracção, não via senão os objectos em si próprios. Tenho medo de tudo, é verdade, mas não de todas as maneiras, apenas duma maneira só, isto é, abstracta e sonhadoramente, como na consciência do opiómano.

Manuscrito, original em Inglês (1904-1908)

Espanca , Florbela

Alma

Nas coisas luminosas deste mundo, / A minha alma é o túmulo profundo / Onde dormem, sorrindo, os deuses mortos!

Charneca em Flor

Espanca , Florbela

Alma

Às vezes sinto em mim uma elevação de alma, o voo translúcido duma emoção em que pressinto um pouco do segredo da suprema e eterna beleza; esqueço a minha miserável condição humana, e sinto-me nobre e grande como um morto.

Correspondência (1930)
Publicidade

Espanca , Florbela

Alma

A sua afeição por mim cega-o completamente: a minha alma - pobre dela! - não é nada do que a sua cegueira de amigo pensa e julga. É apenas um pouco da minha charneca selvagem e triste, da minha charneca por quem ninguém pode nada: não há água...

Correspondência (1930)

Espanca , Florbela

Amor

Até hoje, todas as minhas cartas de amor não são mais que a realização da minha necessidade de fazer frases. Se o Prince Charmant vier, que lhe direi eu de novo, de sincero, de verdadeiramente sentido? Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir a mentira e a verdade!

Diário do Último Ano
Sob a serenidade austera da minha terra alentejana, lateja uma força hercúlea, força que se resolve num espasmo, que quer criar e não pode. A tragédia daquele que tem gritos lá dentro e se sente asfixiado dentro duma cova lôbrega; a amarga revolta de anjo caído, de quem tem dentro do peito um mundo e se julga digno, como um deus, de o elevar nos braços, acima da vida, e não poder e não ter forças para o erguer sequer!

Correspondência
Publicidade

Espanca , Florbela

Dor

Os meus males ninguém mos adivinha... A minha Dor não fala, anda sozinha... Dissesse ela o que sente! Ai quem me dera!... Os males de Anto toda a gente sabe! Os meus... ninguém... A minha Dor não cabe nos cem milhões de versos que eu fizera!...

Citado por Agustina Bessa-Luís

Espanca , Florbela

Educação

Não acuse a minha educação dos defeitos do meu carácter.

Correspondência (1930)

Espanca , Florbela

Engano

Julguei gostar dum homem em toda a minha vida e afinal nem desse gostei porque o esqueci em menos tempo do que uma criança leva a esquecer uma boneca partida.

Correspondência (1920)

Espanca , Florbela

Escrita

Os meus amigos dizem-me que sou uma insuportável orgulhosa, e é à viva força que me arrancam da gaveta, para os lançar às feras, como eu costumo dizer, os meus versos que são um pouco de mim mesma, e agora a minha prosa que, a dar-lhes ouvidos, seria a oitava maravilha do mundo! Resignei-me de vez e, presentemente, estou decidida a enveredar pelo caminho da "escrevinhação", já que para outra coisa não me sinto apta neste mundo.

Correspondência (1928)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Um Minuto de Amor

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE