Nunca - Frases e Citações

1081 Citações

<< >>

Bosco , Henri

Solidão

Não há dois tempos iguais de solidão porque nunca se está só da mesma maneira.

Malicroix

Foucault , Michel

Loucura

A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia.

Maladie Mentale et Psychologie
Quem nunca procurou a verdade concerteza nunca errou.

O Ano Inteiro
Publicidade

Bellegarde , Dantès

Ódio

O ódio nunca criou nada.

Contra o Ódio

Pessoa , Fernando

Realização

Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos - um poço fitando o céu.

Livro do Desassossego

Pessoa , Fernando

Vitória

Conformar-se é submeter-se e vencer é conformar-se, ser vencido. Por isso toda a vitória é uma grosseria. Os vencedores perdem sempre todas as qualidades de desalento com o presente que os levaram à luta que lhes deu a vitória. Ficam satisfeitos, e satisfeito só pode estar aquele que se conforma, que não tem a mentalidade do vencedor. Vence só quem nunca consegue.

Livro do Desassossego
Publicidade

Pessoa , Fernando

Amor

Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa.

Livro do Desassossego

Pessoa , Fernando

Literatura

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

Livro do Desassossego

Pessoa , Fernando

Sabedoria

Sábio é quem monotoniza a existência, pois então cada pequeno incidente tem um privilégio de maravilha. O caçador de leões não tem aventura para além do terceiro leão. Para o meu cozinheiro monótono uma cena de bofetadas na rua tem sempre qualquer coisa de apocalipse modesto. Quem nunca saiu de Lisboa viaja no infinito no carro até Benfica, e, se um dia vai a Sintra, sente que viajou até Marte. O viajante que percorreu toda a terra não encontra de cinco mil milhas em diante novidade, porque encontra só coisas novas; outra vez a novidade, a velhice do eterno novo, mas o conceito abstracto de novidade ficou no mar com a segunda delas.

Livro do Desassossego

Ferreira , Vergílio

Palavra

Quais são as tuas palavras essenciais? As que restam depois de toda a tua agitação e projectos e realizações. As que esperam que tudo em si se cale para elas se ouvirem. As que talvez ignores por nunca as teres pensado. As que podem sobreviver quando o grande silêncio se avizinha.

Escrever
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Felicidade Pessoal

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE