Pelo - Frases e Citações

626 Citações

<< >>

Wilde , Oscar

Casamento

Mais casamentos são actualmente arruinados pelo senso comum do marido do que por qualquer outro motivo. Como se pode esperar que uma mulher seja feliz com o homem que insiste em tratá-la como se fosse um ser racional.

Silva , Agostinho

Amor

Quem fala de Amor não ama verdadeiramente: talvez deseje, talvez possua, talvez esteja realizando uma óptima obra literária, mas realmente não ama; só a conquista do vulgar é pelo vulgar apregoado aos quatro ventos; quando se ama, em silêncio se ama.

Sete Cartas a um Jovem Filósofo

Silva , Agostinho

Fim

Não há fim supremo para o homem que não seja o de se ver, se ainda se vê, absorvido pelo Deus que o habita.

Espólio
Publicidade

Silva , Agostinho

Inteligência

Tua inteligência te cumpre o fado; e pelo fado, se quiseres, te escapas à tua inteligência.

Espólio

Ferreira , Vergílio

Amor

O amor existe pelo que não existe. Porque há-de existir a pessoa que se ama?

Conta-Corrente 5

Ferreira , Vergílio

Certeza

Não perguntes a ninguém se tem certezas. Pergunta-lhe apenas pelo seu boletim médico.

Conta-Corrente 5
Publicidade

Pessoa , Fernando

Obra de Arte

É notável que toda a obra de fôlego, pelo qual um indivíduo se institui mestre na sua categoria, é, ao mesmo tempo, obra de emoção e de pensamento, contém tanto uma forma de arte como uma fórmula de filosofia.

Caracterização Individual dos Heterônimos

Pessoa , Fernando

Arte

O valor essencial da arte está em ela ser o indício da passagem do homem no mundo, o resumo da sua experiência emotiva dele; e, como é pela emoção, e pelo pensamento que a emoção provoca, que o homem mais realmente vive na terra, a sua verdadeira experiência regista-a ele nos fastos das suas emoções e não na crónica do seu pensamento científico, ou nas histórias dos seus regentes e dos seus donos.

Ideias Estéticas - Da Arte
A civilização é a criação de estímulos em excesso constantemente progressivo sobre a nossa capacidade de reacção a eles. A civilização é pois a tendência para a morte pelo desequilíbrio.

Ideias Estéticas - Da Arte

Pessoa , Fernando

Humanidade

O modo de encarar a vida, ou, pelo menos, certos aspectos da vida, varia de país para país, de região para região. A humanidade, sem dúvida, é a mesma em toda a parte. Sucede, porém, que em toda a parte é diferente.

Teoria e Prática do Comércio
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Deixar Ser

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE