Pouco - Frases e Citações

349 Citações

<< >>

Pessoa , Fernando

Moral

Para que um homem possa ser absolutamente intelectual, tem que ser um pouco imoral.

Barão de Teive

Pessoa , Fernando

Inspiração

Por vezes surpreendo-me com um medo espantado das minhas inspirações, dos meus pensamentos, ao dar-me conta de quão pouco o que há em mim me pertence (ou é eu próprio).

Manuscrito, original em Inglês (1904-1908)

Espanca , Florbela

Alma

Às vezes sinto em mim uma elevação de alma, o voo translúcido duma emoção em que pressinto um pouco do segredo da suprema e eterna beleza; esqueço a minha miserável condição humana, e sinto-me nobre e grande como um morto.

Correspondência (1930)
Publicidade

Espanca , Florbela

Alma

A sua afeição por mim cega-o completamente: a minha alma - pobre dela! - não é nada do que a sua cegueira de amigo pensa e julga. É apenas um pouco da minha charneca selvagem e triste, da minha charneca por quem ninguém pode nada: não há água...

Correspondência (1930)

Espanca , Florbela

Alma

Estou tão magrita! A lâmina vai corroendo a bainha, a pouco e pouco, mas implacavelmente, com segurança. Devo ter por alma um diamante ou uma labareda e sinto nela a beleza inquietante e misteriosa das obras incompletas ou mutiladas.

Diário do Último Ano

Espanca , Florbela

Entusiasmo

Eu de tudo me aborreço, não te confessei já? Entusiasmo-me às vezes, mas dura pouco o entusiasmo; isto quanto a sensações e pensamentos, porque com os sentimentos é o contrário, infelizmente para mim.

Correspondência (1916)
Publicidade

Espanca , Florbela

Escrita

Os meus amigos dizem-me que sou uma insuportável orgulhosa, e é à viva força que me arrancam da gaveta, para os lançar às feras, como eu costumo dizer, os meus versos que são um pouco de mim mesma, e agora a minha prosa que, a dar-lhes ouvidos, seria a oitava maravilha do mundo! Resignei-me de vez e, presentemente, estou decidida a enveredar pelo caminho da "escrevinhação", já que para outra coisa não me sinto apta neste mundo.

Correspondência (1928)

Espanca , Florbela

Paciência

A paciência é uma bela virtude muito da minha simpatia, se bem que pouco das minhas relações... Às vezes em 15 dias perde-se para sempre a felicidade ou pelo menos a ocasião dela.

Correspondência (1920)

Espanca , Florbela

Pobreza

A dor dos pobres é resignada e calma; traz às vezes consigo as aparências da revolta, mas, no fundo, é cheia dum imenso, dum infinito desapego por tudo. Os pobres vêm ao mundo já sem nada; o pouco que a vida lhes deixa é emprestado. Que lhes hão-de tirar que seja deles?! Aos pobres toda a gente chama desgraçados.

Contos - A Paixão de Manuel Garcia (As Máscaras do Destino)

Espanca , Florbela

Poesia

Os portugueses parecem-me saturado de versos e eu, francamente, um pouco saturada de os fazer...

Correspondência (1927)
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE