Quase - Frases e Citações

273 Citações

<< >>

Por muita vergonha que tenhamos merecido, podemos quase sempre restabelecer a nossa reputação.

Máximas

La Rochefoucauld , François

Cargo

Quando a fortuna nos surpreende elevando-nos a um cargo ao qual não nos conduziu de degrau em degrau, ou que alcançamos sem esperar, é quase impossível desempenhá-lo adequadamente e parecer digno de o ocupar.

Máximas

La Rochefoucauld , François

Qualidade

Todas as nossas qualidades são incertas e duvidosas, no bem como no mal, e estão quase sempre à mercê das ocasiões.

Máximas
Publicidade

La Rochefoucauld , François

Amor

A mesma firmeza que serve para resistir ao amor, serve também para o tornar violento e duradouro, e as pessoas fracas que vivem sempre agitadas por paixões quase nunca se sentem verdadeiramente preenchidas por elas.

Máximas

La Rochefoucauld , François

Avareza

A extrema avareza engana-se quase sempre: não há paixão que se afaste mais frequentemente do seu objectivo, nem sobre o qual o presente tenha tanto poder em detrimento do futuro.

Máximas

Herculano , Alexandre

Humanidade

O género humano assemelha-se a uma pirâmide cujo vértice - um homem, o primeiro homem - se esconde nas alturas quase inacessíveis de sessenta séculos sobrepostos uns aos outros, e cuja base, de miríades de indivíduos, poisa no abismo incomensurável de um futuro desconhecido.
Publicidade

Para todo o homem, mesmo o mais culto, a humanidade consiste especialmente naquela porção de homens que residem no seu bairro. Todos os outros restantes, à maneira que se afastam desse centro privilegiado, se vão gradualmente distanciando também em relação ao seu sentimento, de sorte que aos mais remotos já quase os não distingue da natureza inanimada.

Goncourt , Jules

Palavra

Palavras, palavras, só palavras. Tem-se acendido fogueiras em nome da caridade, tem-se guilhotinado em nome da fraternidade. No teatro das coisas humanas, o cartaz é quase sempre o contrário da peça.

Herculano , Alexandre

Indiferença

A indiferença silenciosa, grave, quase benévola, é a manifestação legítima da morte de toda a crença.

Salazar , António de Oliveira

Portugal

Os homens mudam pouco e então os portugueses quase nada.

Homens e Multidões, António Ferro
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE