Quer - Frases e Citações

331 Citações

<< >>

Torga , Miguel

Normalidade

Até que ponto é o artista um anormal, não sei nem quero saber. A anormalidade nunca me meteu medo, se é criadora. Agora até que ponto o homem normal combate o artista e o quer destruir, já me interessa. A normalidade causou-me sempre um grande pavor, exactamente porque é destruidora.

Diário (1948)

Lispector , Clarice

Timidez

Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço. Desculpem eu ser eu. «Quero ficar só!» grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas.

Jornal do Brasil (1972)

Kafka , Franz

Factos

Ele corre atrás dos factos como um principiante em corrida de patins, que, além do mais, se exercita onde quer que seja proibido.

Os Aforismos de Zurau (67)
Publicidade

Kafka , Franz

Verdade

A verdade é indivisível, portanto não pode ter conhecimento de si mesma; quem quer que diga conhecê-la está-se a referir a uma mentira.

Os Aforismos de Zurau (80)

Kafka , Franz

Sabedoria

Se quiserem, era sábio, porque estava preparado para morrer em qualquer altura, mas não por ter tomado conta de tudo que me tinha sido entregue, mas antes por não ter feito nada com isso, e nem podia sequer esperar fazer algum dia o que quer que fosse.

Diário (18 Mar 1912)

Kafka , Franz

Vida

Quem quer que não consiga dar-se bem com a sua própria vida, enquanto vive, precisa de uma mão para afastar um pouco o desespero sobre o seu destinho – não consegue muito -, mas com a outra mão ele pode anotar o que vê entre as ruínas, porque vê coisas diferentes (e mais coisas) do que vêem os outros; afinal, morto como está durante a sua própria vida, ele é o verdadeiro sobrevivente. Isto faz que ele não precise das duas mãos, ou de mais mãos do que as que tem, na sua luta contra o desespero.

Diário (19 Out 1921)
Publicidade

Kafka , Franz

Escrita

Sempre com mais medo ao escrever. É incompreensível. Cada palavra torcida nas mãos dos espíritos – este torcer de mãos é o seu gesto característico – torna-se numa lança que se volta contra o orador. Muito especialmente uma observação como esta. E assim «ad infinitum». A única consolação seria: acontece quer gostes quer não. E o que gostas não serve de nada. Mais do que consolação: também tu tens armas.

Diário (12 Jun 1923) - último registo no diário
Diga apenas aquilo que quer dizer. Aja de acordo com a sua própria espontaneidade, nunca se preocupe com as consequências no aqui e no Além.

Intimidade
Com a intimidade, com o amor, com a sua abertura a muita gente, fica mais rico. E se puder viver em amor profundo, em amizade profunda, em intimidade profunda com muitas pessoas, terá vivido de maneira acertada e, onde quer que por acaso esteja, aprendeu a arte e também aí viverá, felizmente.

Intimidade
Dizem que sou intratável, instável, já sei tudo o que se disse. O que é que quer que eu faça? O que eu sou é directo! E determinado.

Imprensa (1979)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Amor é Simples

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE