Sempre - Frases e Citações

1457 Citações

<< >>

A diferença entre as recordações falsas e as verdadeiras é a mesma que existe entre as jóias: são sempre as falsas que parecem mais reais, mais brilhantes.

Saramago , José

Religião

Eu sou ateu, mas sempre me senti atraído pelo fenómeno religioso. Interessa-me a religião como instituição de poder que se exerce sobre as almas e os corpos.

Turia (2001)

Saramago , José

Escrita

Os escritores aos quais eu volto sempre são Montaigne, Pessoa e Kafka. O primeiro porque somos a matéria do que escrevemos, o segundo porque somos muitos e não um, o terceiro porque esse um que não somos é um coleóptero.

Vistazo (2004)
Publicidade

Saramago , José

Escrita

Eu apaixono-me sempre pelas minhas personagens femininas.

La Vanguardia (1986)

Saramago , José

Mulher

Eu entendo-me sempre melhor com uma mulher do que com um homem. A conversa é sempre mais solta, mais descontraída. Eu acho que a relação com as mulheres é mais directa.

Máxima (1990)

Saramago , José

Poder

Ao poder, a primeira coisa que se diz é «não». Não por ser um «não», mas porque o poder tem de ser permanentemente vigiado. O poder tem sempre tendência para abusar, para exorbitar.

Lusitano (1990)
Publicidade

Cardoso , Miguel Esteves

Felicidade

Para se ser feliz é preciso ser-se um bocado parvo. Eu, por exemplo, sou. A felicidade é inversamente proporcional a uma série de coisas de boa fama, como a sabedoria, a verdade e o amor. Quando se sabe muito, não se pode ser muito feliz. A verdade é quase sempre triste.

Os Meus Problemas

Cardoso , Miguel Esteves

Amizade

A amizade, entre um homem e uma mulher, é (o leitor que escolha): um bico de obra; uma coisa muito linda; ainda mais complicado que o amor; absolutamente impossível; amizade da parte da mulher e astúcia da parte do homem; astúcia da parte da mulher e amizade da parte do homem; só é possível se a mulher for forte e feia; impossível se o homem for minimamente atraente; receita certa para a desgraça; prelúdio certo para o romance; indescritível; inenarrável; sempre desejável; o que Deus quiser; o diabo.

Os Meus Problemas

Bocage , Manuel

Destino

De quantas cores se matiza o Fado! Nem sempre o homem ri, nem sempre chora, Mal com bem, bem com mal é temperado.

Sonetos

Bocage , Manuel

Política

Política feroz, que sempre armada / De bárbaros pretextos, / À morte horrenda em lúgubre teatro / Dás vítimas sem conto, / Apoucas e destróis a Humanidade, / Afectando mantê-la.

Ode - Ao Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor José de Seabra da Silva
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE