Para evitar um equÃvoco verbal: o que deve ser activamente destruÃdo precisa antes ter sido sustentado com firmeza total; o que desmorona desmorona, mas não pode ser destruÃdo.
Se quiserem, era sábio, porque estava preparado para morrer em qualquer altura, mas não por ter tomado conta de tudo que me tinha sido entregue, mas antes por não ter feito nada com isso, e nem podia sequer esperar fazer algum dia o que quer que fosse.
Eu pensei o quanto terrÃvel teria sido se, como tão facilmente poderia ter acontecido, que tivesse morrido sem conhecer esta profunda satisfação, essa outra pessoa que eu acabei de descobrir dentro de mim. Valeu a pena todo o preço, e todas as consequências.
Mesmo antes de a Europa se ter unido ao nÃvel económico, ou antes de ter sido concebida ao nÃvel de interesses económicos e comerciais, era a cultura que unia todos os paÃses da Europa. A arte, a literatura, a música são os elos de ligação da Europa.
Responsabilizo inteiramente Salazar por não ter sido capaz de ler a situação geopolÃtica determinada pelo fim da II Guerra Mundial, em que as colónias não tinham cabimento. Salazar não percebeu isso e acabou por nos condenar à descolonização inglória que produzimos. É o primeiro e grande responsável por isso.