Tenho - Frases e Citações

258 Citações

<< >>

Silva , Agostinho

Optimismo

Não sou um optimista. O que sou é determinado naquilo em que me apetece ser determinado, e continuo convicto até entender que a convicção estava errada e tenho que mudar. Mas isso não tem acontecido muito.

Entrevista

Montaigne , Michel de

Livro

É inexplicável quanto me servem os livros para viver: são o melhor alimento que tenho encontrado nesta viagem da vida humana. Com bons livros, o enfermo não deve queixar-se, pois tem a cura ao alcance da mão.

France , Anatole

Mentira

Tenho amor à verdade. Creio que a humanidade necessita dela; é, porém, certo que precisa mais da mentira, que a lisonjeia, que a conforta e lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira morrer-se-ia de desesperação e de enfado.
Publicidade

Queirós , Eça

Artista

Eu sou um artista, não um crítico: não tenho análise tenho emoção.

Correspondência

Queirós , Eça

Biografia

Dados para a minha biografia - não lhos sei dar. Eu não tenho história, sou como a República do Vale de Andorra.

Correspondência
Eu tenho a paixão de ser «leccionado»: e basta darem-me a entender o bom caminho para eu me atirar a ele. Mas a crítica, ou o que em Portugal se chama a crítica, conserva sobre mim um silêncio desdenhoso.

Correspondência
Publicidade

Espanca , Florbela

Humildade

Tenho que aprender o que ainda não sei: a ser humilde e modesta. Perdoe sempre o meu ridículo orgulho de pobre soberba; mas o orgulho tem sido a minha suprema defesa, tem sido o meu amparo e a minha força. Devo-lhe tantos e tão bons serviços!

Correspondência (1930)

Espanca , Florbela

Orgulho

Eu não sou muito má, mas, em compensação, sou extraordinariamente orgulhosa, e de todos os meus imensos defeitos é esse que eu mesma mais tenho combatido em vão.

Correspondência (1912)

Espanca , Florbela

Sentimento

Entusiasmo-me às vezes, mas dura pouco o entusiasmo; isto enquanto a sensações e pensamentos, porque com os sentimentos é o contrário, infelizmente para mim. Tenho o pouco juízo e a patetice de ser constante; não é isso uma desgraça?

Correspondência (1916)

Espanca , Florbela

Pensamento

Em tudo eu vejo sempre os antecedentes, as consequências, as razões e as causas: sou como as crianças que desmancham o brinquedo que as entretém só pelo prazer de saber o que está dentro. Apesar do meu tradicional horror às ciências positivas, eu tenho uma grande dose de positivismo e a ciência a que na vida ligo maior importância é a matemática.

Correspondência (1920)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Ser Autêntico

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE