Tivesse - Frases e Citações

85 Citações

<< >>

Saramago , José

Escrita

Foi-me perguntado (nunca falha) que conselho daria eu a um jovem aspirante a escritor, e eu respondi como sempre: não ter pressa (como se eu não a tivesse tido nunca) e não perder tempo (como se eu não o tivesse perdido jamais). E ler, ler, ler...

Cadernos de Lanzarote (1993)

Saramago , José

Jornalismo

O meu comportamento é absurdo: não sei defender-me, entrego-me a cada entrevista como se tivesse a vida em jogo. Às vezes parece-me surpreender na cara dos jornalistas uma expressão de assombro. Imagino que estarão a pensar: «Por que tomará ele isto tão a peito?».

Cadernos de Lanzarote (1994)

Kafka , Franz

Poder

Se tivesse sido possível construir a torre de Babel sem a escalar até ao topo, ela teria sido permitida.

Os Aforismos de Zurau (18)
Publicidade

Kafka , Franz

Posse

A sua resposta à afirmação de que talvez tivesse posses, mas não existência, foi apenas tremor e taquicardia.

Os Aforismos de Zurau (37)

Kafka , Franz

Mal

Não se pode pagar o mal às prestações – e, no entanto, as pessoas tentam isso sem parar. Seria concebível que Alexandre, o Grande, a despeito dos êxitos guerreiros da sua juventude, do excelente exército que formou, das forças que sentia dentro de si para mudar o mundo, tivesse estacado às margens do Helesponto e jamais o tivesse atravessado, na verdade não por medo, indecisão ou falta de energia, mas por causa da força da gravidade.

Os Aforismos de Zurau (39)

Kafka , Franz

Paraíso

Fomos criados para viver no paraíso, o paraíso estava destinado a nos servir. O nosso destino foi modificado; que isso tivesse acontecido também com a determinação do paraíso, não é dito em parte alguma.

Os Aforismos de Zurau (84)
Publicidade

Kafka , Franz

Memória

«Mas depois ele voltou ao trabalho como se nada tivesse acontecido». Essa é uma observação que nos é familiar de uma profusão de velhas histórias, muito embora talvez não tenha acontecido em nenhuma delas.

Os Aforismos de Zurau (108)

Kafka , Franz

Casamento

Nunca casaria com uma rapariga com quem tivesse vivido na mesma cidade durante um ano.

Diário (02 Jul 1913)
Não sou capaz de ver bem o meu caminho. Como se tudo o que eu possuía me tivesse escapado, e como se nada me satisfizesse se por acaso tudo voltasse.

Diário (16 Fev 1915)

Kafka , Franz

Amor

A loucura em que tenho andado com raparigas apesar de todas as minhas dores de cabeça, insónias, cabelo grisalho, desespero. Vou contá-las: pelo menos seis desde o Verão. Não consigo resistir, se não cedo fico literalmente com a língua de fora, e admiro todas as que são admiráveis, e amo-as até acabar a admiração. Perante as seis a culpa que sinto é quase só interior, embora uma das seis se tivesse queixado de mim a uma pessoa.

Diário (02 Jun 1916)
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE