Publicidade

Eça de Queirós

Portugal
25 Nov 1845 // 16 Ago 1900
Escritor

Publicidade

36 Citações

<< >>

Não, positivamente não há nada neste mundo «worth to live for» senão um cantinho de fogão doméstico, muito Amor junto dele, e muita Arte em torno, para tornar a vida interessante, poética e distinta. Possa Deus, na sua infinita bondade, permitir que seja esse o nosso Destino. Arte e Amor - com A grande! Eles merecem-no; são as duas expressões supremas da vida, completam-se um pelo outro, e fora deles tudo é nada!
A arte idealista esquece que há no homem - nervos, fatalidades hereditárias, sujeições às influências determinantes de hora, alimento, atmosfera, etc.; irresistíveis «teimas» físicas, tendências de carnalidade fatais; resultantes lógicas de educação; acções determinantes ao meio, etc., etc.
O sentimento mais artificial posto num verso maravilhosamente feito é uma obra de arte: o mais verdadeiro grito de paixão num alexandrino desajeitado é uma sensaboria. Só há Beleza onde há Ordem.
Publicidade
As duas qualidades mais preciosas em Arte, que mais raramente se reúnem: Realidade e Poesia.
Um artista é pior que uma mulher - e um artista escandalizado na sua vaidade de colorista e estilista é capaz das maiores infâmias.
Eu não sou um moralista: sou um artista; o artista é um ser nefasto - que não é responsável pelas suas fantasias, nem pelas suas vinganças.
Publicidade

Eu sou um artista, não um crítico: não tenho análise tenho emoção.
Dados para a minha biografia - não lhos sei dar. Eu não tenho história, sou como a República do Vale de Andorra.
Preciso conselhos, direcções, preciso «conhecer-me a mim mesmo» - para perseverar e desenvolver o bom, evitar o mau, ou modificá-lo e disfarçá-lo: Mas há lá coisa mais difícil? Que se conheça a si mesmo - o homem que não tira os olhos de si mesmo, é quase impossível: anquilosa-se a gente num certo feitio moral, de que não sai.
Eu já decidi que - «forretice», para nós outros portugueses, é ainda a única virtude que podemos cultivar com proveito. O único meio de ser feliz é ser independente - e o único meio de ser independente é ser forreta.
<< >>
 
Publicidade

Facebook
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE