Fernando Pessoa

Portugal
13 Jun 1888 // 30 Nov 1935
Poeta

Publicidade

286 Citações

<< >>

Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma.
Que tragédia não acreditar na perfectibilidade humana! E que tragédia acreditar nela!
Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar.
Publicidade
Cansa tanto viver! Se houvesse outro modo de vida!
A vida é cousa tão séria, os seus problemas são tão graves, que a ninguém assiste o direito de rir. Quem ri é estúpido - de momento, pelo menos. A alegria é a forma comunicativa da estupidez.
A moral desinteressada, pela moral só, é misticismo, não é natural nem normal.
Publicidade

A vida é a hesitação entre uma exclamação e uma interrogação. Na dúvida, há um ponto final.
Prouvera aos deuses, meu coração triste, que o Destino tivesse um sentido! Prouvera antes ao Destino que os deuses o tivessem!
Desde o momento em que nos sentimos consciência-criadora-do-universo, sentimo-nos Deus.
Dar bons conselhos é insultar a faculdade de errar que Deus deu aos outros. E, de mais a mais, os actos alheios devem ter a vantagem de não serem também nossos. Apenas é compreensível que se peça conselhos aos outros para saber bem, ao agir ao contrário, que somos bem nós, bem em desacordo com a Outragem.
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE