François, Duque de La Rochefoucauld

França
15 Set 1613 // 17 Mar 1680
Escritor, Moralista

Publicidade

304 Citações

<< >>

Há mérito sem elevação, mas não há elevação sem algum mérito.
A elevação está para o mérito como os adereços para as belas mulheres.
A natureza parece ter escondido no fundo do nosso espírito talentos e habilidades que desconhecemos; só as paixões conseguem trazê-las à superfície, e dar-nos às vezes ideias mais acertadas e concretas que a arte não saberia fazer.
Publicidade
Chegamos sempre como novos a todas as idades da vida e muitas vezes com falta de experiência, apesar do número de anos.
Aqueles que foram iludidos pela nossa astúcia, nunca nos parecem tão ridículos como parecemos a nós mesmos quando a astúcia dos outros nos iludiu.
Sentiríamos frequentemente vergonha das nossas mais belas acções, se o mundo conhecesse todos os motivos que as fundamentaram.
Publicidade

O maior esforço da amizade não consiste em confessarmos os nossos defeitos a um amigo, mas em fazê-lo ver os seus.
Não há defeitos que não sejam menos desculpáveis que os meios de que nos servimos para os ocultar.
Por muita vergonha que tenhamos merecido, podemos quase sempre restabelecer a nossa reputação.
Não podemos agradar durante muito tempo, quando temos apenas uma espécie de espírito.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

A Boa Sorte

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE