Publicidade

Luigi Pirandello

Itália
28 Jun 1867 // 10 Dez 1936
Escritor/Dramaturgo

Publicidade

7 Citações



O drama está todo na consciência que tenho de cada um de nós ser 'um', ao mesmo tempo que é 'cem' e que é 'mil', que é 'tantas vezes um' quantas possibilidades há nele.
Nada parece mais supérfluo do que o espírito num organismo humano.
Quem tem a sorte de nascer personagem vivo, pode rir até da morte. Não morre mais... Quem era Sancho Panza ? Quem era Dom Abbondio ? E, no entanto, vivem eternamente, pois - vivos embriões - tiveram a sorte de encontrar uma matriz fecunda, uma fantasia que soube criá-los e nutri-los, fazê-los viver para a eternidade!
Publicidade
Todo o fantasma, toda a criatura de arte, para existir, deve ter o seu drama, ou seja, um drama do qual seja personagem e pelo qual é personagem. O drama é a razão de ser do personagem; é a sua função vital: necessária para a sua existência.
Quando um personagem nasce, adquire imediatamente tal independência inclusive do seu próprio autor, que pode ser imaginado por todos em tantas outras situações em que o autor não pensou inseri-lo, e às vezes pode adquirir também um significado que o autor jamais sonhou em dar-lhe!
Como podemos nos entender (...), se nas palavras que digo coloco o sentido e o valor das coisas como se encontram dentro de mim; enquanto quem as escuta inevitavelmente as assume com o sentido e o valor que têm para si, do mundo que tem dentro de si?
Publicidade

Frases! Frases! Como se o conforto de todos, diante de um facto que não se explica, diante de um mal que nos consome, não fosse encontrar uma palavra que não diz nada e na qual nos tranquilizamos!
 
Publicidade

Facebook
Publicidade

Inspirações

Encher a Hora

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE