Publicidade

166 Citações

<< >>

Kafka , Franz

Frio e vazio. Só sinto demasiado os limites das minhas capacidades, limites estreitos, sem dúvida, a não ser que eu esteja inspirado à plenitude. E creio que até quando preso pela imaginação, só sou levado dentro destes limites estreitos, que, no entanto, deixo de sentir porque estou a ser levado. Porém, dentro destes limites há muito espaço para viver, e por essa razão eu vou provavelmente explorá-los até ao desprezo.

Diário (30 Ago 1914)

Kafka , Franz

Como eu caminho calmamente enquanto a minha cabeça palpita e um ramo que oscila levemente por sobre a minha cabeça me causa o maior dos desconfortos. Tenho dentro de mim a calma, a segurança, como as outras pessoas, mas de qualquer maneira estão invertidas.

Diário (14 Jun 1914)

Kafka , Franz

O mundo horrível que tenho dentro da minha cabeça. Mas como libertar-me e libertá-lo sem me despedaçar. E mil vezes ser despedaçado do que retê-lo em mim ou enterrá-lo. É para isso, de facto, que eu estou aqui, isso é claro para mim.

Diário (21 Jun 1913)
Publicidade

Kafka , Franz

O crescimento das forças sob a influência de recordações precisas e extensas. Um sulco independente afasta-se do nosso barco e, com o efeito acrescido que daí resulta, aumentam a consciência das nossas forças e as nossas próprias forças.

Diário (29 Dez 1911)

Kafka , Franz

Hoje nem atrevo a censurar-me. Um grito para dentro deste dia vazio teria um eco repugnante.

Diário (22 Dez 1910)

Lispector , Clarice

Cada um de nós é um símbolo que lida com símbolos – tudo ponto de apenas referência ao real. Procuramos desesperadamente encontrar uma identidade própria e a identidade do real. E se nos entendemos através do símbolo é porque temos os mesmos símbolos e a mesma experiência da coisa em si: mas a realidade não tem sinónimos.

Ãgua Viva
Publicidade

Lispector , Clarice

Criar de si próprio um ser é muito grave. Estou me criando. E andar na escuridão completa à procura de nós mesmos é o que fazemos. Dói. Mas é dor de parto: nasce uma coisa que se é. É-se. É duro como uma pedra seca. Mas o âmago é it mole e vivo, perecível, periclitante. Vida de matéria elementar.

Ãgua Viva

Lispector , Clarice

No âmago onde estou, no âmago do É, não faço perguntas. Porque quando é – é. Sou limitada apenas pela minha identidade. Eu, entidade elástica e separada de outros corpos.

Ãgua Viva

Lispector , Clarice

Eu me ultrapasso abdicando de mim e então sou o mundo: sigo a voz do mundo, eu mesma de súbito com voz única.

Ãgua Viva

Lispector , Clarice

A incomunicabilidade de si para si mesmo é o grande vórtice do nada. Se eu não acho um modo de falar a mim mesmo a palavra me sufoca a garganta atravessando-a como uma pedra não deglutida. Eu quero ter acesso a mim mesmo na hora em que eu quiser como quem abre as portas e entra. Não quero ser vítima do acaso libertador.

Um Sopro de Vida
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Amor como Fim

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE