Jeito - Frases e Citações

14 Citações

>>

Brandão , Raúl

Homem

Desde que se cumpram certas cerimónias ou se respeitem certas fórmulas, consegue-se ser ladrão e escrupulosamente honesto - tudo ao mesmo tempo. A honradez deste homem assenta sobre uma primitiva infâmia. O interesse e a religião, a ganância e o escrúpulo, a honra e o interesse, podem viver na mesma casa, separados por tabiques. Agora é a vez da honra - agora é a vez do dinheiro - agora é a vez da religião. Tudo se acomoda, outras coisas heterogéneas se acomodam ainda. Com um bocado de jeito arranja-se-lhes sempre lugar nas almas bem formadas.

Húmus

Molière , Jean

Falar

Quando o que a gente diz dá para ser entendido / Digo eu que é bem falar qualquer jeito que fale.

As Sabichonas

Bierce , Ambrose

Advogado

Advogado: indivíduo com jeito para contornar a lei.

Dicionário do Diabo
Publicidade
Do jeito que o mundo anda, ser honesto é (igual) a ser escolhido entre dez mil.

Espanca , Florbela

Trabalho

Não quero criar em volta do meu trabalho a mais leve sombra de escravidão. Conheço-me; nunca mais faria nada de jeito.

Correspondência (1928)

Lispector , Clarice

Sentimento

Não aguento muito tempo um sentimento porque passo a ter angústia e meu pensamento fica ocupado com o sentimento e eu me desenvencilho dele de qualquer jeito para ganhar de novo a minha liberdade de espírito. Sou livre para sentir. Quero ser livre para raciocinar. Aspiro a uma fusão de corpo e alma.

Um Sopro de Vida
Publicidade

Lispector , Clarice

Escrita

Cristina disse-me: «O crime não compensa. A literatura compensa?» De jeito nenhum. Escrever é um dos modos de fracassar. Cristina se surpreendeu, perguntou-me então por que eu escrevia. E eu não soube responder.

Jornal do Brasil (1967)

Lispector , Clarice

Escrita

O contacto com o outro ser através da palavra escrita é uma glória. Se me fosse tirada a palavra pela qual tanto luto, eu teria que dançar ou pintar. Alguma forma de comunicação com o mundo eu daria um jeito de ter. E escrever é um divinizador do ser humano.

Jornal do Brasil (1968)

Lispector , Clarice

Escrita

Não posso escrever enquanto estou ansiosa ou espero soluções a problemas porque nessas situações faço tudo para que as horas passem – e escrever, pelo contrário, aprofunda e alarga o tempo. Se bem que ultimamente, por necessidade grande, aprendi um jeito de me ocupar escrevendo, exactamente para ver se as horas passam.

Jornal do Brasil (1968)

Cardoso , Miguel Esteves

Portugal

Afinal é o jeitinho português que pode mais do que o engenho humano. Tem-se a sensação ao olhar para Portugal, de um país inteiro que se vai arranjando, que se desenrasca e ajeita conforme as circunstâncias, metendo cunhas e dando toques, tapando buracos e fazendo habilidades. Agora, se isto é mau ou bom, se se deve ou não mudar; sei lá, não me dá jeito pensar neste momento.

As Minhas Aventuras na República Portuguesa
>>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE