Opinião
O livro mais lendário da obra de Marguerite Yourcenar! Através de uma carta imaginada do Imperador Adriano ao seu sucessor, Marco Aurélio, Marguerite Yourcenar relata-nos a vivência e a obra do soberano romano. Este relato resultou de uma investigação da autora de mais de uma dezena de anos.
Podendo ser por muitos considerado um livro maçudo, o livro revela o empenho da autora em conseguir uma obra o historicamente precisa sobre os hábitos da época.
Por outro lado, o livro revela-nos a acção organizativa do Imperador da administração do Império Romano e a acção pacificadora terminando com as épocas de conflitos antecedentes..
Finalmente, o livro relata-nos a paixão do imperador Adriano pelo jovem Antínoo, não escondendo a homossexualidade do soberano, resultado da sua influência pelos costumes da Grécia Clássica.
Resumindo, é um livro a indispensável!