Opinião
Um livro que só podia ter sido escrito por um homem. Amis recheou este seu último romance de testosterona!! É o universo masculino no seu pior. Violência, machismo, taras sexuais, perversões... parece que do que é mau não faltou nada. O estilo é nitidamente provocador, numa linguagem ordinária e, se calhar por isso mesmo, muito real.
Em traços gerais o livro desenvolve três histórias principais: a saga de Xan Meo que, casado pela segunda vez e pai de dois rapazes e duas meninas do segundo casamento, vê a sua vida desabar quando é agredido violentamente num pub londrino. As sequelas do traumatismo craniano vão fazer dele um homem sem quaisquer tabus, é o seu lado animal que emerge; ficamos também a conhecer a história de Clint Smoker, jornalista de um tablóide da pior espécie e onde só trabalham homens. Sofre pela pequenez do seu pénis, a qual tem tentado obstinadamente resolver e mantém um affair virtual ao qual se agarra esperançoso de acabar com a sua solidão. Paralelamente vamos conhecer as vicissitudes de Henrique IX, rei de Inglaterra, da sua mulher em coma, a rainha Pam e da sua filha, Vitória, a princesa adolescente surpreendida na banheira e cujo filme vai parar aos jornais.
São situações trágico-cómicas umas a seguir às outras, num ritmo alucinante de paródia, crítica, delírio mesmo... mas são demasiados assuntos à mistura, muitas piadas, segundos sentidos, sem espaço para se desenvolverem... e daí, se calhar é isso que dá gozo na escrita de Amis.
Mas, ainda assim esperava melhor.