Ivan Turgueniev

Russia
9 Nov 1818 // 3 Set 1883
Escritor

9 Citações



A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe.
A arte de um povo é a sua alma viva, o seu pensamento, a sua língua no significado mais alto da palavra; quando atinge a sua expressão plena, torna-se património de toda a humanidade, quase mais do que a ciência, justamente porque a arte é a alma falante e pensante do homem, e a alma não morre, mas sobrevive à existência física do corpo e do povo.

Discurso para a inauguração, em Moscovo, do monumento a Pushkin
Queres ser feliz? Aprende primeiro a sofrer.
Todos os sentimentos podem conduzir ao amor e à paixão. Todos: o ódio, a compaixão, a indiferença, a veneração, a amizade, o medo e até mesmo o desprezo. Sim, todos os sentimentos... excepto um: a gratidão. A gratidão é uma dívida: todo o homem paga as suas dívidas... mas o amor não é dinheiro.

O Caminho para o Amor
Sem autenticidade, sem educação, sem liberdade no seu significado mais amplo - na relação consigo mesmo, com as próprias ideias pré-concebidas, até mesmo com o próprio povo e com a própria história - não se pode imaginar um artista verdadeiro; sem este ar não é possível respirar.

A propósito de 'Pais e Filhos'
A felicidade de cada indivíduo funda-se na desgraça de alguns outros; o interesse e a comunidade de uns exigem as privações e a infelicidade dos outros.
Não compartilho da opinião de ninguém. Eu tenho a minha.

Pais e Filhos
Um tão forte perfume de virtude é suspeito.
A piedade sem orgulho é coisa só de mulheres.

Histórias Estranhas
 

Facebook

Inspirações

Desejo sem Limites

© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE