A compulsão pelo trabalho implica quase sempre um afastamento do mundo real. Entregarmo-nos de corpo e alma a esta ocupação pode parecer-nos gratificante por questões de poder e estatuto, mas quase sempre acaba por nos superar humanamente. Assim, abandonarmo-nos ao individualismo competitivo, à permanente busca de afirmação e reconhecimento social, implica correr o risco de nos alienarmos da realidade e dos nossos valores e permitirmos que o vazio emocional se instale definitivamente.
A tendência para encontrarmos pessoas ou situações que sirvam de bode expiatório para os nossos problemas e fracassos é uma forma de vivermos como vítimas de uma complicada teia de relações. Pressupõe uma incapacidade de assumir a responsabilidade pelos próprios actos.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.