O poder pode corromper. O poder absoluto corrompe absolutamente. Daí, a necessidade da divisão e separação dos poderes. De qualquer forma, o ser humano é frágil, carente e mortal.
Rousseau dizia que o mistério da política não está no poder mas na obediência. E para eu saber onde há poder procuro sempre as causas da obediência, porque são elas que me mostram a consistência desse mesmo poder.
Os sociólogos dizem que as elites portuguesas, não raramente, andam descontentes com o poder e com o povo em simultâneo. O povo desconfia do poder e das elites. O poder detesta as elites e não confia no povo. É normal, a história confirma-o.
O verdadeiro poder não está nos políticos ou nos jornalistas. O poder está em gente sem rosto, filhos das leis do mercado e de uma economia virtual que lhes ofereceu o cume da hierarquia.
Ensinar implica constranger, chefiar ou liderar integra a imposição de uma vontade, seduzir apela à manipulação, e até nas relações ditas amorosas se instala um clima de negociação em que um pode mais que o outro. (...) Do poder sabe-se imenso. Mas não o suficiente para lhe fugir ou escapar.
O poder não só corrompe, como deforma a compreensão do mundo. Uma das alterações mais sensíveis entre o dirigente partidário da oposição de ontem e o ministro de hoje é na sua compreensão da liberdade de expressão e de informação...
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.