Actualidades: Sociedade

151 Citações

<< >>

Marques , Raul

Os interesses sem princípios são verdadeiros eucaliptos na nossa sociedade. Secam tudo e matam antecipadamente o futuro.

Correio da Manhã / 20080123

Moura , Leonel

Sendo a sociedade democrática conflitual por natureza, pois exprime livremente a diversificada das convicções e dos interesses, é normal que a confusão seja enorme. Numa amálgama entre conflitos que realmente importam, pois têm consequência prática na transformação social, e aqueles que, por outro lado, mais não são do que ampliação da própria confusão.

Jornal de Negócios / 20071227
Uma das características sociais reside no direito do indivíduo a não ser "massa", e a recusar a rigidez identitária que a vigilância (pelo medo que lhe subjaz) sugere, impõe e inculca.

Diário de Notícias / 20071219
Temos vivido sob o império da fé ou da fezada, idênticos modos de servidão, porque pertencentes ao mesmo tipo de superstições. Uma infernal máquina ideológica chacina as nossas meninges, insistindo em quatro pontos fundamentais (dizem eles) para o êxito, a glória, o bem-estar e a fortuna. Ei-los: competência, competitividade, rigor, estabilidade. Estes conceitos, transformados em princípios salvíficos, pretendem, tão-só, reduzir a questão social ao contexto da globalização.

Jornal de Negócios / 20071130

Leal , Isabel

O nosso tempo afinou a crença que só vale a pena o que for compensatório. O que nos der mais conforto, mais poder, mais dinheiro, mais prestígio, mais fama. O que acrescentar qualquer mais-valia ao nosso investimento. Fazer o que quer que seja só pelo gozo parece bizarro, um argumento de quem esconde alguma coisa ou não tem mais nada para invocar.

Notícias Magazine (DN) / 20071125

Peixoto , José Luís

Vivemos num individualismo muito cru. As pessoas são levadas a acreditar que a promoção do conforto físico e das aparências é o que mais conta. Existe uma desvalorização do conforto afectivo e moral. Existe a ideia errada de que podemos ser felizes sozinhos ou, pior ainda, contra os outros.

NS (Dn) / 20071117

Pio Abreu , J. L.

As sociedades precisam de um inimigo principal. Dá-lhes coesão e energia, para além de fazer esquecer os pequenos desentendimentos paroquiais.

Destak / 20071116

Negreiros , Mário

É ao volante que se revelam partes ocultas – e raras vezes bonitas, frequentemente de uma agressividade insuspeitável – do que se é. E, mesmo quando o mais tímido se revele o mais agressivo ao volante, não será outro que não ele. O volante não cria nem deturpa: revela.

Jornal de Negócios / 20071113

Pereira , Pacheco

A rápida erosão da privacidade é uma das consequências mais evidentes do ascenso da demagogia, da massificação das sociedades contemporâneas no consumo de bens culturais, da utilização perversa de novas tecnologias para disseminar boatos e calúnias, controlar, espiar e «revelar», culminando tudo isto numa vida pública dominada pelo espectáculo e pelo sentimento, corroendo a democracia por dentro.

Público / 20071103

Bagão Félix , António

Mal vai a sociedade quando a moral se esgota na lei.

Público / 20071101
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE