Há um efectivo desequilíbrio entre a «força» dos bons e o «poder» dos maus nas imagens televisivas e nos textos jornalísticos, porque os jornalistas não escapam, eles próprios, a uma miríade de subjectividades e ideias feitas que se sobrepõem ao que é real.
A primeira frase é importante. É com ela que se prende ou se perde o leitor. É tudo uma questão de primeiras impressões. Quantas coisas não decidimos com base numa primeira impressão. E, no entanto, dizem-nos constantemente para não nos precipitarmos. Não decidir sem pensar. Mas será que numa primeira impressão não se pensa ou será que se pensa de forma diferente? E será essa uma forma melhor ou pior de pensar?
Uma crónica tem destas coisas. Procura uma certa comunicabilidade simplificadora, para estabelecer mais depressa a cumplicidade com o leitor, e com isso muitas vezes reforça os preconceitos desse leitor.
Os «media» tanto significam oportunidade de conhecimento como poder ditatorial que estimula a criação de representações sobre a vida que se encarregam de ocupar-nos a cabeça com o supérfluo, sem que sobre espaço e tempo para irmos a fundo nas coisas importantes.
Os olhos dos outros prendem sempre os nossos. Seja porque atraem, perturbam ou comovem, seja porque intimidam, magoam ou irritam é impossível ficar indiferente ao que transmite o olhar dos outros.
Sempre que alguém se atreve a tornar pública a sua voz deve estar seguro de que tem alguma coisa para dizer, que o sabe fazer e que o que diz tem utilidade para os outros.
Maquiavel aconselhava o príncipe a ter uma imagem pouco visível para que as pessoas não soubessem bem quem ele era. Assim o príncipe poderia mostrar a imagem que queria.
A insinuação é uma arma retórica de grande peso pois permite dizer sem dizer e, principalmente, dar a entender que se diz sem se ter dito e sem se ter provas do que se diz.
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