Publicidade

Joaquim Nabuco

Brasil
19 Ago 1849 // 17 Jan 1910
Escritor/Político/Embaixador

Publicidade

21 Citações

>>

O coração após certo momento da vida é qual palimpsesto; nada se pode escrever nele sem primeiro raspar o texto da época anterior.
A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete.
Em última análise, o estilo é uma questão de maneiras. O escritor polido fará ao seu público todas as concessões possíveis.
Publicidade
Há pessoas que têm os defeitos das suas qualidades, mas outras têm as qualidades dos seus defeitos. Muita mulher honesta deverá, por exemplo, a virtude à sua falta de encantos; muita gente honesta deverá a lisura à falta de inteligência.
Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.
Todo o autor, nascendo uma geração mais tarde, repudiaria a sua obra; não há um que, ao envelhecer, não acredite ter progredido sobre a sua mocidade.
Publicidade

Vejo muitas consolações para os infelizes; para os felizes nunca as encontrei.
O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar sobre a natureza, que é a vida.
Os invejosos invejam-se reciprocamente.
Há máquinas de felicidade dispendiosas, que funcionam com enorme desperdício, e há outras económicas, que, com as migalhas da sorte, criam alegria para uma existência inteira.
>>
 
Publicidade

Facebook
Publicidade

Inspirações

Um Estranho Ímpar

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE